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A relação entre aprendizagem e mediação: uma análise numa escola pública em CG/PB

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dc.contributor.author Santos, Juana Emanuela de Sousa Gaudêncio
dc.date.accessioned 2019-08-15T13:31:34Z
dc.date.available 2019-08-15T13:31:34Z
dc.date.issued 2019-06-19
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19959
dc.description SANTOS, J. M. de S. G. A relação entre aprendizagem e mediação: uma análise numa escola pública em CG/PB. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo apresenta e discute a importância da mediação como instrumento capaz de promover a melhoria do desempenho dos alunos em geral. Levando-se em conta que o contexto da atuação do pedagogo frente às mudanças no contexto escolar, das especificidades da instituição de ensino e do nível dos alunos foi necessário, durante o estágio realizado na Escola Municipal Semente de Luz, localizada na cidade de Campina Grande-PB, avaliar a prática docente e implementar a mediação como método. Afinal, a melhoria do desempenho escolar dos alunos incide na aquisição das competências e habilidades relativas ao nível de ensino, as quais encontram-se descritas na BNCC. Neste sentido, elegemos a meta central avaliar como a mediação se processa no âmbito de uma sala de aula do 2° ano do Ensino Fundamental, anos iniciais, da escola onde realizou-se o estágio. Buscou-se, também, de forma específica, descrever o que é e quais as questões dos tipos de mediação que podem ser inclusas a prática docente na escola; comparar o desempenho dos alunos submetidos à mediação com os que não tem essa metodologia em sala e, com base nos resultados avaliados, realizar práticas educativas mediativas no desempenho dos alunos. Para isto, realizamos uma pesquisa documental e bibliográfica em estudiosos na temática da aprendizagem e da mediação, nos apropriando das pesquisas de Fitó (2012), Bastos (2015), Moran, Massetto e Behrens (2013), Libâneo (2013), Carvalho (2010), Oliveira & Bossa (2013), Moreira (2012), Moraes (2010), dentre outros. Bem como acompanhamos de forma direta a rotina da escola e com base na observação aplicamos atividades e fizemos inserções interventivas com base numa ação mediadora. Concluindo-se, assim, que é preciso aprimorar à prática de ensino e que tal mudança deve incluir um novo olhar acerca de quais seria as reais causas do baixo desempenho escolar dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Drª. Wanderleia Farias Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A relação entre aprendizagem e mediação: uma análise numa escola pública em CG/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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