dc.contributor.author |
Macedo, Luanna Raquel Gomes |
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dc.date.accessioned |
2019-08-15T14:14:51Z |
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dc.date.available |
2019-08-15T14:14:51Z |
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dc.date.issued |
2019-06-13 |
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dc.identifier.other |
CDD 371.94 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19969 |
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dc.description |
MACEDO, L. R. G. Possibilidades e desafios enfrentados por professores na inclusão escolar de alunos autistas. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem por objetivo principal analisar a formação e a prática de professores da rede pública municipal de Ensino Fundamental I no município de Picuí, no contexto do processo de inclusão educacional de crianças Autistas. O mesmo apresenta discussões relevantes acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a formação docente frente ao processo de inclusão educacional e os desafios enfrentados pelos professores no ato de incluir alunos autistas na rede regular de ensino. Para consolidar com a pesquisa foram utilizados principalmente os seguintes autores: Cunha (2017); Campbell (2009); Mantoan (2003); Freitas (2006) e documentos oficiais da República Federativa. Foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem de caráter qualiquantitativo. A fim de obter dados da pesquisa, foi realizada uma entrevista que contou com a participação de sete (07) professoras (es) que lecionavam a autistas na rede regular. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Bardin. Diante dos dados obtidos verificamos inicialmente uma lacuna na formação docente, ocasionando assim uma má preparação para conhecer e incluir os autistas nas salas regulares, necessitando assim um olhar mais atenuado para os cursos de formação inicial e continuado para a temática em questão, como também a efetivação dos direitos dos autistas. Referente aos desafios foi elencado que desenvolver e aplicar atividades pedagógicas específicas são o fator mais mencionado pelos entrevistados. Percebeu-se também que nenhum dos autistas tem o auxílio de um cuidador, observando assim a violação de um direito, configurando-se como um desafio para o docente que não dispõe com nenhum auxílio em sala de aula. O estudo revelou que os professores encontram diversas dificuldades no ato de incluir os autistas no contexto escolar. Deste modo, enfatiza-se a necessidade da utilização de novas metodologias a fim de favorecer o processo de inclusão, visto que a maioria dos professores enfatizou a importância de atividade que contemplem as necessidades dos autistas. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Tatiana Cristina Vasconcelos |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Transtorno do espectro autista |
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dc.subject |
Inclusão educacional |
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dc.subject |
Educação inclusiva |
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dc.title |
Possibilidades e desafios enfrentados por professores na inclusão escolar de alunos autistas |
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dc.type |
Other |
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