UEPB - Repositório Digital

Educação infantil e as interfaces do brincar no ensino de crianças

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Adriana Araújo da
dc.date.accessioned 2019-08-15T14:28:49Z
dc.date.available 2019-08-15T14:28:49Z
dc.date.issued 2019-06-13
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19988
dc.description SILVA, A. A. da. Educação infantil e as interfaces do brincar no ensino de crianças. 2019. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho buscou analisar a importância do brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil, tendo em vista que através do brincar as crianças atuam como agentes autônomos e alcancem um aprendizado significativo ao mesmo tempo em que brincam. O estudo foi realizado baseado na observação realizada no campo de estágio em uma Escola Municipal do município de Campina Grande – PB, e do olhar de nossos educadores com relação ao tema, para a construção de uma análise reflexiva em torno do objeto de estudo. Como metodologia de pesquisa optou-se pela pesquisa de campo na qual se procurou analisar a relação teórico-prática no cotidiano das professoras de Educação Infantil. Para fundamentar nossos estudos utilizamos os suportes científicos dos seguintes teóricos: Piaget (1967), Vigotsky (1987) Kishimoto (1998), dentre outros. Diante do exposto, podemos concluir que o brincar desenvolve na criança sua interação social, organização emocional, habilidades linguísticas, cognitivas e interativas, criatividade e exploração de significados e sentidos e assim se torna essencial na construção da criança como sujeito capaz de formar sua personalidade. Portanto, é de suma importância a utilização do lúdico no âmbito escolar por ser considerado muito eficaz para o desenvolvimento da criança e um facilitador no processo de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr. Marta Lúcia de Souza Celino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.title Educação infantil e as interfaces do brincar no ensino de crianças pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta