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O texto aqui apresentado é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que trata das relações etnicorraciais que favorecem a tessitura da identidade das alunas do Curso de Pedagogia. O mesmo é baseado na pesquisa de Iniciação Científica, intitulada Formação Docente e a Etnicidade Afrobrasileira. Com a ampliação dos estudos realizados na referida pesquisa, se elaborou este trabalho, com objetivo de investigar a tessitura da identidade negra nas histórias de vidas de quatro alunas do Curso de Pedagogia da UEPB, em Campina Grande-PB. De forma específica, identificar como são tecidas as identidades nas relações presentes nos cotidianos; verificar as táticas usadas por elas na convivência com a diversidade, bem como, o porquê da autoafirmação positiva da identidade negra desta alunas. A escolha das alunas não foi aleatória, partiu da transcrição das entrevistas realizadas nas pesquisas de iniciação científica das cotas de 2009-2010 e 2010-2011 em que se destacou a auto-estima negra das alunas. Neste sentido, a abordagem metodológica foi de caráter qualitativo, utilizando-se dos seguintes procedimentos para a coleta de dados: conversas orientadas por um roteiro de questões semi-estruturadas voltadas para a discussão dos fatos relevantes das histórias de vida das alunas pesquisadas. O período da pesquisa foi de agosto de 2010 a julho de 2011. Ao se trabalhar os dados utilizaram-se a técnica de análise de conteúdo, tematizando alguns pontos que mais se destacaram nas falas. Para orientar a leitura dos dados foram tomados como referências os estudos de Bosi (2003), Munanga (2006, 2009), Gomes (2003), dentre outros. Os resultados obtidos apontam que a auto-identificação do ser negra que se inicia no ambiente familiar, e junto com o escolar, influenciam na tessitura da identidade negra. As alunas participantes da pesquisa mostram o orgulho de serem negras, apesar, das adversidades nas relações interétnicas geradas por pensamentos preconceituosos e situações discriminatórias. Assim, ao concluir este trabalho destaca-se a relevância do estudo para compreender as táticas usadas pelas alunas para a tessitura da identidade e a valorização do ser negra, bem como, perceber que os cotidianos influenciam na auto-identificação positiva da pessoa negra na convivência com a diversidade. Neste sentido, o Curso de formação docente pode contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre o povo negro, sua história e cultura, fortalecendo e ampliando a identidade de pessoas negras e não-negras. |
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