UEPB - Repositório Digital

Escola, família e a criança autista: as barreiras que tornam essa relação dificultosa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Suelen Cristina da Silva Bernardo de
dc.date.accessioned 2019-08-15T14:29:58Z
dc.date.available 2019-08-15T14:29:58Z
dc.date.issued 2019-06-17
dc.identifier.other CDD 371.94
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19991
dc.description SOUZA, S. C. da S. B. de. Escola, família e a criança autista: as barreiras que tornam essa relação dificultosa. 2019. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo objetiva compreender a relação entre família e escola no processo educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista-TEA, através da análise das respostas de um questionário aplicado a mães de crianças com Autismo. Nesse sentido, buscamos apresentar quais foram os indícios e sinais presentes nesta relação, que acabam se configurando como as principais dificuldades e desafios no momento da inserção desses indivíduos na escola e contribuem para o surgimento de certos conflitos. Como metodologia, nos ancoramos na abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. Para tanto, entraram em pauta as contribuições autorais de PILETTI (2009), BRITO (2017), TORONTO (2004), Mello (2002), dentre outros, que trabalham temáticas que abordam tais relações. Com base nessas fontes iremos apresentar e descrever como se dá o primeiro contato dessas crianças com a escola, uma vez que o contexto é uma ampliação da micro sociedade, que é a família na qual está inserida, intitulado no presente estudo como “relações dificultosas” provocadas em grande medida pela quebra da rotina das crianças. Para além desse desafio, há ainda a resistência por parte de algumas escolas em aceitar crianças com Autismo ou quando aceitam não dispõem de estrutura adequada para a promoção da educação especial. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dra. Wanderleia Farias Santos. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Altismo pt_BR
dc.subject Relação família escola pt_BR
dc.title Escola, família e a criança autista: as barreiras que tornam essa relação dificultosa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta