Resumo:
A presente pesquisa visa estudar a questão da ressocialização por meio da
educação no sistema prisional brasileiro. Na contemporaneidade, a ressocialização
e a reinserção dos reeducandos ao seio da sociedade pela educação é uma
realidade, contudo, necessita de melhorias. Desse modo, esta pesquisa procura
analisar, refletir e abordar o uso da educação como forma de ressocialização em
uma unidade prisional do Vale do Mamanguape-PB. Para isso, utilizaremos o
método quantitativo e qualitativo, com aplicação de questionários e entrevista para
entendimento da problematização. Dessa forma, para fins de alcançar o intento,
analisamos o sistema prisional brasileiro, a evolução histórica das medidas para a
educação prisional no país, os sujeitos da educação, através de uma visão da
educação como dignidade humana. Há muito a se fazer para melhorar o cárcere
brasileiro e, consequentemente, a estrutura da educação nos ambientes de privação
de liberdade. Portanto, este trabalho tem o intuito de despertar na sociedade uma
melhor conscientização no tocante a ressocialização na busca pela dignidade
humana destes homens e mulheres marginalizados.
Descrição:
CUNHA, G. C. da. A ressocialização por meio da educação no sistema prisional brasileiro: estudo em uma unidade no Vale do Mamanguape/PB. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.