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Os gêneros textuais no livro didático: uma análise sobre a diversidade de textos e as capacidades de linguagem em "Português e Linguagens" de Cereja e Magalhães

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dc.contributor.author Tavares, Isis de Fátima Henrique Pontes
dc.date.accessioned 2019-08-16T23:00:36Z
dc.date.available 2019-08-16T23:00:36Z
dc.date.issued 2019-06-17
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20016
dc.description TAVARES, I. de F. H. P. Os gêneros textuais no livro didático: uma análise sobre a diversidade de textos e as capacidades de linguagem em "Português e Linguagens" de Cereja e Magalhães. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O livro didático de português (LDP) deve funcionar como um meio de levar os discentes a criarem o gosto e o hábito pela leitura, e pela produção de textos, considerando o domínio efetivo da língua padrão em suas modalidades oral e escrita. Partindo da inquietação de como os LDP estariam abordando os gêneros textuais no ensino da língua portuguesa, e se de fato essa abordagem atenderia a uma proposta de ensino efetiva e eficaz da língua materna a partir de gêneros textuais, analisamos os textos trabalhados na coleção de LDP Português Linguagens, 6º, 7º, 8º, 9º ano, de Willian Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães (2012), com o objetivo de identificar quais capacidades de linguagem estão sendo exploradas nesta coleção e se estariam sendo abordadas de forma satisfatória para a compreensão e apreensão dos gêneros textuais contidos nesses livros. Pautamos a nossa pesquisa na teoria de Mikhail Bakhtin (1997) sobre o texto enquanto evento e acontecimento de linguagem, bem como na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo defendida por Jean- Paul Bronckart (1999), do ensino de língua materna baseada no uso de gêneros textuais. Utilizamos ainda, a teoria do agrupamento de gêneros e desenvolvimento de capacidades de linguagem propostas por Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly (2004) e, por fim, orientamo-nos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, no que tange ao uso do livro didático e suas observações sobre o ensino de Língua portuguesa. Entre nossos resultados, identificamos a presença das capacidades de linguagem na coleção analisada, com uma divisão equilibrada, no entanto, ainda há ausência de um trabalho mais incisivo com ada oralidade nesse material didático. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª. Drª. Dalva Lobão Assis pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Capacidade de linguagem pt_BR
dc.title Os gêneros textuais no livro didático: uma análise sobre a diversidade de textos e as capacidades de linguagem em "Português e Linguagens" de Cereja e Magalhães pt_BR
dc.type Other pt_BR


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