UEPB - Repositório Digital

Leitura e escrita de cordel no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Luciene Ventura de
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:23:55Z
dc.date.available 2013-09-20T12:23:55Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2005
dc.description Araújo, L. V. de. Leitura e escrita de cordel no Ensino Fundamental. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo é resultado do estágio da disciplina Prática Pedagógica IV em Supervisão Educacional, realizado numa escola municipal na cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa se deu a partir do “Projeto de Intervenção Pedagógica nos processos de leitura e escrita em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, no segundo semestre do ano de 2010. O projeto teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita através do trabalho com o gênero textual cordel. O artigo consiste na apresentação dos dados de uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo pesquisa ação, visto que atuamos diretamente na elaboração e no desenvolvimento do referido projeto, na condição de supervisora estagiária. O desenvolvimento da pesquisa em questão se constitui como atividade do estágio supervisionado e é pré-requisito para a conclusão do Curso de Pedagogia. No nosso processo investigativo foi possível observar o quanto se faz necessário, nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas, oportunizar aos alunos momentos de leitura e escrita de forma mais prazerosa, garantindo-lhes o desenvolvimento da competência leitora e escritora. Na qualidade de supervisora estagiária, procuramos verificar o envolvimento dos alunos e do professor regente da turma com o projeto. Este trabalho teve como resultados, primeiro, a promoção de uma maior interação da turma, e segundo despertar nos alunos o gosto pela leitura e a escrita durante o processo, o que pode contribuir para um avanço significativo no processo de desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cristina Sales Cruz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title Leitura e escrita de cordel no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta