Resumo:
Este estudo teve como objetivo investigar a presença de TDIC como recurso didático nas
práticas de docentes de ensino médio, numa escola estadual da cidade de Campina Grande
PB, na perspectiva de identificar possíveis desdobramentos dessas práticas junto aos
educandos. Metodologicamente, esta pesquisa foi desenvolvida com 23 alunos do 3º Ano do
Ensino Médio, no ano de 2019. A coleta de dados, foi realizada através de uma abordagem
quali-quantitativa, explorando, analisando, descrevendo e discutindo os resultados
encontrados. A perspectiva com este estudo é identificar formas de integração das tecnologias
aos procedimentos metodológicos adequados para que os estudantes sintam-se motivados,
tenham mais iniciativa, explorem novas possibilidades, oportunizando-os a construir os seus
conhecimentos ao longo do processo educativo. O embasamento teórico se deu através dos
estudos de Celino (2012), Moran (2007), dentre outros. A conclusão que chegamos ao
analisar o contexto pesquisado é que a presença das TDIC no cotidiano dos professores da
escola investigada é que as TDIC nas práticas docentes ainda são uma utopia, um desejo não
realizado, um caminho a ser perseguido, para o alcance de uma escola conectada aos
interesses de gerações migrantes e nativas da cultura digital.
Descrição:
ARAÚJO, C. B. de. A ausência das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino médio. 2019. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.