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Identidade negra: um olhar sobre o cabelo crespo na infância

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dc.contributor.author Araújo, Alydiane Martins de
dc.date.accessioned 2019-08-21T23:13:43Z
dc.date.available 2019-08-21T23:13:43Z
dc.date.issued 2019-06-19
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20089
dc.description ARAÚJO, A. M. de. Identidade negra: um olhar sobre o cabelo crespo na infância. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A discussão acerca da temática da cultura afro-brasileira e africana na Educação Infantil (EI) ainda é escassa, sendo abordada em projetos pré-determinados; por vezes, distanciando a criança da sua raiz/cultura. Nesse contexto, o presente trabalho busca ressaltar a importância de se trabalhar essa temática na Educação Infantil (EI), de modo a construir sujeitos que respeitem e valorizem as diferenças, bem como se reconheçam ou se identifiquem enquanto negros, a partir do conhecimento sobre sua história. Além disso, tal estudo busca investigar como se dá a construção da identidade negra na Educação Infantil (EI), a partir da observação de como ocorrem as relações étnico-raciais entre as crianças e as professoras da Educação Infantil (EI); identificar de que maneira as professoras integram, na prática pedagógica, a temática étnico-racial e a cultura afro-brasileira e verificar os impactos causados por ações discriminatórias, no período escolar, que influenciaram na construção da identidade de duas mulheres negras, alunas do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Vale lembrar que tal identidade tem como um dos símbolos o cabelo crespo. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi de abordagem qualitativa, de natureza etnográfica, tendo como foco a cultura e os comportamentos sociais. Trata-se, também, de uma pesquisa bibliográfica, em que, através dos documentos norteadores e de estudiosos da área, pôde-se profundar os conhecimentos acerca da temática. Assim, o aporte teórico contemplou autores/as, como: Gomes (2006), Hall (2006), Cavalleiro (2001), dentre outros. Com relação aos Documentos Oficiais acerca da temática em estudo: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2010), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), Estatuto da Igualdade Racial (BRASIL, 2010). A coleta de dados envolveu a observação e a entrevista com as professoras da Educação Infantil (EI) e com duas alunas do curso de Pedagogia – UEPB. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para análise dos dados (BAUER, 2013). A pesquisa buscou contribuir, significativamente, com o corpo docente, na reflexão acerca da importância da vivência da cultura afro-brasileira e Africana, na Educação Infantil (EI), de modo a despertar, na criança negra, o sentimento de pertencimento e identificação com essa cultura, ou seja, a influência negra na construção da identidade, bem como nas demais crianças o respeito e valorização das diferenças étinico-raciais. Para isso, faz-se necessário reconhecer a Creche como instituição responsável pela construção de representações positivas sobre os negros e os demais grupos que são vítimas sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof.ª. Drª. Margareth Maria de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Identidade negra pt_BR
dc.subject Discriminação racial pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.title Identidade negra: um olhar sobre o cabelo crespo na infância pt_BR
dc.type Other pt_BR


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