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A discussão acerca da temática da cultura afro-brasileira e africana na Educação Infantil (EI)
ainda é escassa, sendo abordada em projetos pré-determinados; por vezes, distanciando a
criança da sua raiz/cultura. Nesse contexto, o presente trabalho busca ressaltar a importância
de se trabalhar essa temática na Educação Infantil (EI), de modo a construir sujeitos que
respeitem e valorizem as diferenças, bem como se reconheçam ou se identifiquem enquanto
negros, a partir do conhecimento sobre sua história. Além disso, tal estudo busca investigar
como se dá a construção da identidade negra na Educação Infantil (EI), a partir da observação
de como ocorrem as relações étnico-raciais entre as crianças e as professoras da Educação
Infantil (EI); identificar de que maneira as professoras integram, na prática pedagógica, a
temática étnico-racial e a cultura afro-brasileira e verificar os impactos causados por ações
discriminatórias, no período escolar, que influenciaram na construção da identidade de duas
mulheres negras, alunas do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.
Vale lembrar que tal identidade tem como um dos símbolos o cabelo crespo. A metodologia
utilizada para essa pesquisa foi de abordagem qualitativa, de natureza etnográfica, tendo como
foco a cultura e os comportamentos sociais. Trata-se, também, de uma pesquisa bibliográfica,
em que, através dos documentos norteadores e de estudiosos da área, pôde-se profundar os
conhecimentos acerca da temática. Assim, o aporte teórico contemplou autores/as, como:
Gomes (2006), Hall (2006), Cavalleiro (2001), dentre outros. Com relação aos Documentos
Oficiais acerca da temática em estudo: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação
Infantil (BRASIL, 2010), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações
Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL,
2004), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), Estatuto da Igualdade Racial
(BRASIL, 2010). A coleta de dados envolveu a observação e a entrevista com as professoras
da Educação Infantil (EI) e com duas alunas do curso de Pedagogia – UEPB. A análise de
conteúdo foi a técnica utilizada para análise dos dados (BAUER, 2013). A pesquisa buscou
contribuir, significativamente, com o corpo docente, na reflexão acerca da importância da
vivência da cultura afro-brasileira e Africana, na Educação Infantil (EI), de modo a despertar,
na criança negra, o sentimento de pertencimento e identificação com essa cultura, ou seja, a
influência negra na construção da identidade, bem como nas demais crianças o respeito e
valorização das diferenças étinico-raciais. Para isso, faz-se necessário reconhecer a Creche
como instituição responsável pela construção de representações positivas sobre os negros e os
demais grupos que são vítimas sociais. |
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