dc.description.abstract |
O presente artigo problematiza o conceito de bullying e mostra estratégias que possibilitam a identificação das ações de bullying na escola e fora dela, também discute, a partir de exemplos reais, os danos causados nos envolvidos nesse tipo de drama e coloca à disposição ações exemplares de combate ao bullying tanto no âmbito nacional como internacional. Ações que deram certo em outros países e que podem ser tomadas como exemplo nas práticas educativas educacionais. Esse trabalho visa mostrar a importância da atuação preventiva e posterior, da comunidade e da família, da escola, e especialmente, do educador no combate ao bullying, Para tanto, identifica e caracteriza os personagens envolvidos direta e indiretamente nesse fenômeno, apresenta os diversos tipos de violência que constituem o denominado bullying, bem como as punições aplicadas em caso de omissão ou conivência por parte dos adultos que devem educar e proteger as crianças e adolescentes, de acordo com o estatuto da criança e do adolescente (ECA). Ao longo do estudo, será socializada uma considerável videografia que aborda o tema, como também alguns livros, no intuito de contribuir com a melhoria nas intervenções contra as práticas de violência no âmbito escolar |
pt_BR |