Resumo:
O presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa com fontes
bibliográficas cujo objetivo é apresentar uma reflexão sobre a importância da escola
e da/o professor/a como mediadores (as) no ensino da cultura africana e afro-
brasileira na escola, enfatizando as religiões afro-brasileiras, especialmente o
candomblé e a umbanda, as quais têm importância para o conhecimento da cultura
africana, para a cultura afro-brasileira e para a História da formação da sociedade
brasileira. Este assunto contribui para a desconstrução de visões negativas sobre
essas religiões. Os/as autores/as que deram apoio para a construção deste artigo
foram Amaral; Silva (2006), Guimes Filho; Oliveira; Nascimento (2012), Kadlubitski
(2012). Estas obras seguem a orientação da Lei 10.639/03 que obriga o ensino da
cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras.
Descrição:
MELO, J. J. do N. As religiões afro-brasileiras na escola: a desconstrução do preconceito religioso. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.