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Etnicidade afrobrasileira: percepções acerca do currículo e da formação docente nos cotidianos do curso de pedagogia

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dc.contributor.author Oliveira, Ana Paula Gomes de
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:26:39Z
dc.date.available 2013-09-20T12:26:39Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 378.007
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2009
dc.description Oliveira, A. P. G. de. Etnicidade Afrobrasileira: percepções acerca do currículo e da formação docente nos cotidianos do curso de pedagogia. 2011. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é uma produção de conclusão de curso que discute como emerge a etnicidade afrobrasileira nos cotidianos do Curso de Formação Docente. O lócus da investigação foi o Curso de Pedagogia da UEPB-Campus I. A finalidade deste trabalho é apresentar os resultados das pesquisas de iniciação científica intituladas: “Racismo na Formação Docente” e “Etnicidade Afrobrasileira e Formação Docente”, acontecidas respectivamente entre os períodos de 2009-2010 e 2010-2011. As pesquisas supracitadas objetivaram uma análise da temática étnica afrobrasileira nos cotidianos do atual currículo do Curso de Pedagogia da UEPB-Campus I. Especificamente, investigamos os diversos componentes curriculares acerca da etnicidade afrobrasileira, bem como, identificamos e percebemos as questões étnicas afrobrasileiras na prática pedagógica e por fim, verificamos a contribuição de estudos a respeito da temática afrobrasileira para formação docente e propagação de uma pedagogia antirracista. Metodologicamente trabalhamos com a Pesquisa Dos/Nos/Com os Cotidianos, a mesma utilizada nos projetos de pesquisa, permitindo um intenso mergulhar nas questões a serem discutidas e desvendadas, e a pesquisa seguiu abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, no período de 2009 a 20011, realizamos observações com registro em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com professores/as e alunas inseridas no período diurno e noturno do atual currículo do Curso de Pedagogia. Para tratamento dos dados usamos a técnica de análise de conteúdos. Assim, foram feitas leituras verticais e horizontais das entrevistas transcritas a fim de desvendar subsídios relevantes para nosso trabalho, atentamos ainda para os detalhes, gestos de nossos (as) interlocutores (as). Os resultados alcançados através da pesquisa que incidiram nesse trabalho revelaram que são necessários estudos mais aprofundados e interdisciplinares a respeito da história e cultura africana e afrobrasileira nos cotidianos do Curso. Professores/as e alunas perceberam a discussão da temática no âmbito acadêmico, porém, nossas considerações nos levaram a notar que maiores discussões a respeito da história e cultura negra vem tornando-se imprescindível em decorrência do que promulga a Lei 10.639/03 ampliada para 11.645/08. As inferências aliadas ao aporte teórico apontaram que o caminhar é longo, mas o Curso de Pedagogia através de seus sujeitos tem demonstrado comprometimento em prol de uma educação multicultural. Não é possível mudar mentalidades, posturas e conceitos tão rapidamente, mas o caminho vem sendo trilhado pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Margareth Maria de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Etnicidade pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.title Etnicidade afrobrasileira: percepções acerca do currículo e da formação docente nos cotidianos do curso de pedagogia pt_BR
dc.type Other pt_BR


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