UEPB - Repositório Digital

(Des) construção do bullying na avaliação: interfaces do discurso escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Sandra Alencar
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:26:48Z
dc.date.available 2013-09-20T12:26:48Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.422
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2010
dc.description Souza, S. A. (Des) construção do bullying na avaliação: interfaces do discurso escolar. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma discussão sobre a prática da avaliação no contexto escolar, a fim de verificar situações de fala manifestadas nas relações professor-alunos/as e alunos/as - alunos/as em sala de aula que contribuem para (des)construir o bullying da avaliação escolarizada. O interesse por essa discussão surgiu no Campo de Estágio de Orientação Educacional que, dentre vários os aspectos nele observados, destacamos a escuta sobre o discurso da avaliação que circula no cotidiano escolar. As observações estiveram voltadas aos diversos discursos veiculados nos espaços escolares, a exemplo do pátio, da fila do lanche e do banheiro, na sala dos professores, no hall de entrada e saída da escola, nos corredores, sobretudo no espaço da sala de aula. Metodologicamente desenvolvemos uma observação participante ao longo do estágio, utilizando a caderneta de campo para registrar situações de fala emitidas por vários membros da escola. Teoricamente essa discussão funda-se nos estudos do bullying (SILVA, 2010), da Educação Inclusiva (BATISTA, 2006) no serviço da Orientação Educacional (GRINSPUN, 2002), enquanto contribuição para uma avaliação dialógica (HOFFMANN,2000;ESTEBAN, 2000), além dos PCN’s (1997) e da LDB (1996). A partir dos dados buscamos identificar práticas de bullying no discurso da avaliação escolar da parte da professora em relação aos alunos/as, assim como entre alunos/as - alunos/as, a fim de verificarmos como essa prática é alimentada nas suas relações interpessoais e refletirmos sobre a relevante contribuição do Orientador Educacional na (des)construção de diversas formas de geração do bullying no contexto escolar, especialmente na avaliação escolar em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Zélia Maria Arruda Santiago pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Orientação educacional pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Avaliação dialógica pt_BR
dc.title (Des) construção do bullying na avaliação: interfaces do discurso escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta