UEPB - Repositório Digital

Turma da Mônica: do modelo irreverente de infância para o consumismo de uma marca

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Duarte, Lívia Maria Serafim
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:27:00Z
dc.date.available 2013-09-20T12:27:00Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2011
dc.description Duarte, L. M. S. Turma da Mônica: do modelo irreverente de infância para o consumismo de uma marca. 2011. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A quantidade de historinha e animações infantis que se tornam propagandas e marketings de empresas publicitárias indica que as crianças são influenciáveis para o consumismo e determinantes na decisão de compra. No tocante à educação, como os educadores podem utilizar as Historinhas em Quadrinhos e filmes animados da Turma da Mônica como uma proposta educativa e não como mero incentivo ao consumismo? A partir desta indagação, o objetivo deste estudo é analisar as relações entre o uso de produtos culturais da Turma da Mônica, em situações de aprendizagem das crianças, e a construção da capacidade de evitar o consumismo, no cotidiano escolar. Esta pesquisa se configura de caráter qualitativa, do tipo pesquisa-ação e se volta para observar as ações das crianças em relação às atividades propostas sobre as HQs e filmes animados da Turma da Mônica nas turmas do 3º ano (B e C) e 4º ano C do Ensino Fundamental, da Escola Augusto dos Anjos, na Cidade de Campina Grande, Paraíba, como também, verifica suas atitudes sobre a proposta didática de educação que previne o consumismo, a partir de atividades que enfatizam a importância da democratização do conhecimento cultural. Os principais autores utilizados neste estudo foram Bauman (2008), Barbosa (1998), Steinberg e Kincheloe (2001) e demais estudiosos que abordam a temática. Esta pesquisa configura-se como apenas um passo para a educação de qualidade; este estudo ainda pode ser mais aprofundado e refletido por diversas práticas, pois esta não se aspira pronta e acabada. Desta forma, espera-se que as reflexões apresentadas contribuam para suscitar questionamentos que nos levem a refletir, perceber as contradições e produzir novas identidades para uma sociedade mais humana. Portanto, educação que previne o consumismo, também significa uma luta pela informação, educação, um esforço pela justiça social e cidadania crítica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosemary Alves de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Historia em quadrinhos pt_BR
dc.subject Turma da Mônica – Uso de produtos pt_BR
dc.title Turma da Mônica: do modelo irreverente de infância para o consumismo de uma marca pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta