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Neste trabalho é apresentada uma pesquisa sobre a contação de histórias e sua importância
para o desenvolvimento de crianças na Educação Infantil. A pesquisa caracteriza-se como do
tipo pesquisa de campo e do tipo bibliográfica. Para coleta de dados foi utilizada a observação
e a escuta a professoras, através de um questionário. O estudo inicia-se com um Breve
Histórico acerca da origem da literatura infantil na Europa e no Brasil, ao longo dos séculos,
desde Esopo, o iniciador desta atividade com contos orais que tinha um fundo moralista,
passando por La Fontaine, Perrault, os Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen vindo para a
literatura brasileira com Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ziraldo dentre outros.
Buscou-se, também, apresentar a importância acerca da Literatura Infantil principalmente no
que diz respeito à formação intelectual da criança, pois, ao ouvir muitas histórias as crianças
já iniciam uma aprendizagem para ser um bom leitor, e a resolver conflitos emocionais como:
medo, tristeza, raiva, espanto, pavor, insegurança, tranquilidade, saudade e lembranças,
suscitando assim, o imaginário de cada criança. Foi possível observar, a partir do processo
investigativo, que no uso da literatura, através da contação de história na prática pedagógica
junto a crianças pequenas, deve-se levar em conta o desenvolvimento da criatividade, do
censo crítico, da oralidade destas crianças, bem como o despertar pelo gosto de ler. |
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