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Tendo em vista o crescimento acelerado da população idosa a nível mundial, o aumento da
expectativa de vida e as mudanças no posicionamento do idoso na sociedade, tornam-se
necessárias práticas educacionais que incluam o sujeito idoso. O presente trabalho foi
desenvolvido com o objetivo geral de analisar de que forma as atividades pedagógicas do
curso de inglês da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) contemplam práticas
adequadas às necessidades do aluno idoso. Para tal, descrevemos as principais características
de algumas atividades pedagógicas utilizadas pelas professoras do curso de inglês da UAMA;
e verificamos como as referidas atividades se relacionam com os princípios da Abordagem
Comunicativa (AC) e com as metodologias de ensino voltadas ao idoso. Como referencial
teórico fizemos uso das contribuições de Richards e Rodgers (2001) e Oliveira (2014), sobre
as metodologias de ensino de Língua Estrangeiras, com foco em Almeida Filho (2008), Jones
(2007), Brown (2008), Ellis (2004), Nunan (2004), entre outros, para tratar da AC, bem como
das contribuições de Bella (2007), Boianoski e Fernandes (2006), Pizzolato (1995), Oliveira
et al (2010), Basso (2011), entre outros, no que se refere ao aluno idoso, suas características e
metodologias de ensino de inglês. Realizamos, portanto, segundo Gil (2002), um estudo de
caso de natureza qualitativa, analisando os planos de aula e relatos reflexivos elaborados pelas
professoras no segundo semestre do curso de inglês para a turma II da UAMA. Concluímos,
ao final, que várias características da AC e das metodologias de ensino para idosos estão
presentes nas atividades do curso em questão, e que o planejamento e execução de
procedimentos pedagógicos baseados nas necessidades dos alunos, além de favorecerem a
autonomia de professores e alunos, podem contribuir para o sucesso do processo de ensino aprendizagem. |
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