UEPB - Repositório Digital

Ensino de inglês para idosos: estudo de caso sobre metodologias e atividades pedagógicas na UAMA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Júlia Maria Neves de
dc.date.accessioned 2019-08-23T15:45:04Z
dc.date.available 2019-08-23T15:45:04Z
dc.date.issued 2019-06-12
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20171
dc.description BRITO, J. M. N. de. Ensino de inglês para idosos: estudo de caso sobre metodologias e atividades pedagógicas na UAMA. 2019. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista o crescimento acelerado da população idosa a nível mundial, o aumento da expectativa de vida e as mudanças no posicionamento do idoso na sociedade, tornam-se necessárias práticas educacionais que incluam o sujeito idoso. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar de que forma as atividades pedagógicas do curso de inglês da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) contemplam práticas adequadas às necessidades do aluno idoso. Para tal, descrevemos as principais características de algumas atividades pedagógicas utilizadas pelas professoras do curso de inglês da UAMA; e verificamos como as referidas atividades se relacionam com os princípios da Abordagem Comunicativa (AC) e com as metodologias de ensino voltadas ao idoso. Como referencial teórico fizemos uso das contribuições de Richards e Rodgers (2001) e Oliveira (2014), sobre as metodologias de ensino de Língua Estrangeiras, com foco em Almeida Filho (2008), Jones (2007), Brown (2008), Ellis (2004), Nunan (2004), entre outros, para tratar da AC, bem como das contribuições de Bella (2007), Boianoski e Fernandes (2006), Pizzolato (1995), Oliveira et al (2010), Basso (2011), entre outros, no que se refere ao aluno idoso, suas características e metodologias de ensino de inglês. Realizamos, portanto, segundo Gil (2002), um estudo de caso de natureza qualitativa, analisando os planos de aula e relatos reflexivos elaborados pelas professoras no segundo semestre do curso de inglês para a turma II da UAMA. Concluímos, ao final, que várias características da AC e das metodologias de ensino para idosos estão presentes nas atividades do curso em questão, e que o planejamento e execução de procedimentos pedagógicos baseados nas necessidades dos alunos, além de favorecerem a autonomia de professores e alunos, podem contribuir para o sucesso do processo de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karyne Soares Duarte Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Aluno idoso pt_BR
dc.subject Abordagem comunicativa pt_BR
dc.subject Atividade pedagógica pt_BR
dc.title Ensino de inglês para idosos: estudo de caso sobre metodologias e atividades pedagógicas na UAMA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta