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Este artigo é uma pesquisa bibliográfica que relaciona a faixa etária à Língua Estrangeira (LE)
no processo de aprendizagem, estando fundamentada na perspectiva de alguns autores que
abordam o tema. A urgente necessidade de relacionar o fator idade ao aprendizado de LE de
forma adequada, se faz necessário para melhorar e ou desmistificar a problemática, posto que,
por vezes, é disposta como fator principal do não sucesso no ensino-aprendizagem de LE.
Diante desta problemática, este artigo de cunho bibliográfico tem como objetivo geral discutir
e refletir sobre alguns aspectos do papel da idade no processo de aprendizagem de LE quais
sejam: aspectos educacionais e motivacionais e implicações do ensino em sala de aula. Dentro
deste escopo, os objetivos específicos vão estar divididos em duas classes: (i) discutir se
existe um limite de idade ideal para a aprendizagem de LE e suas proposições e (ii) refletir e
discutir como o indivíduo, mesmo na denominada “idade tardia”, é capaz de falar e
compreender uma língua estrangeira como qualquer outro indivíduo com idade considerada
adequada ao aprendizado normal. Neste trabalho tomamos como base teórica a ideia de
Krashen (1982) e Lenneberg (1967). A conclusão da pesquisa dispõe bem como o fator idade
considerado no ensino-aprendizagem de LE não pode ser tratado de forma isolada, pois para
que esta tenha êxito, é interessante levar em consideração também as oportunidades de
aprendizagem, a motivação, as diferenças individuais e a aptidão, entre outros fatores,
abrindo, desta forma, um espaço para discussões continuadas sobre o tema para o
desenvolvimento do método e alcance eficiente para o aprendizado de todos os envolvidos |
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