UEPB - Repositório Digital

O papel da idade no processo de aprendizagem de língua estrangeira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nunes, Sebastião Pereira
dc.date.accessioned 2019-08-23T15:46:57Z
dc.date.available 2019-08-23T15:46:57Z
dc.date.issued 2019-06-17
dc.identifier.other CDD 372.65
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20172
dc.description NUNES, S. P. O papel da idade no processo de aprendizagem de língua estrangeira. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo é uma pesquisa bibliográfica que relaciona a faixa etária à Língua Estrangeira (LE) no processo de aprendizagem, estando fundamentada na perspectiva de alguns autores que abordam o tema. A urgente necessidade de relacionar o fator idade ao aprendizado de LE de forma adequada, se faz necessário para melhorar e ou desmistificar a problemática, posto que, por vezes, é disposta como fator principal do não sucesso no ensino-aprendizagem de LE. Diante desta problemática, este artigo de cunho bibliográfico tem como objetivo geral discutir e refletir sobre alguns aspectos do papel da idade no processo de aprendizagem de LE quais sejam: aspectos educacionais e motivacionais e implicações do ensino em sala de aula. Dentro deste escopo, os objetivos específicos vão estar divididos em duas classes: (i) discutir se existe um limite de idade ideal para a aprendizagem de LE e suas proposições e (ii) refletir e discutir como o indivíduo, mesmo na denominada “idade tardia”, é capaz de falar e compreender uma língua estrangeira como qualquer outro indivíduo com idade considerada adequada ao aprendizado normal. Neste trabalho tomamos como base teórica a ideia de Krashen (1982) e Lenneberg (1967). A conclusão da pesquisa dispõe bem como o fator idade considerado no ensino-aprendizagem de LE não pode ser tratado de forma isolada, pois para que esta tenha êxito, é interessante levar em consideração também as oportunidades de aprendizagem, a motivação, as diferenças individuais e a aptidão, entre outros fatores, abrindo, desta forma, um espaço para discussões continuadas sobre o tema para o desenvolvimento do método e alcance eficiente para o aprendizado de todos os envolvidos pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Celso José de Lima Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title O papel da idade no processo de aprendizagem de língua estrangeira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta