dc.contributor.author |
Araújo, Evandro de Caldas |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-23T16:04:13Z |
|
dc.date.available |
2019-08-23T16:04:13Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-17 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.65 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20175 |
|
dc.description |
ARAÚJO, E. de C. El mar es un olvido: relato de experiência sobre literatura e interculturalidade nas aulas de espanhol como língua estrangeira. 2019. 42p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A inserção do aluno no universo da literatura pode se converter em uma ação transformadora e
inspiradora, potencializando o aprendiz a uma compreensão geral do mundo, como também a uma
interpretação de si próprio e de tudo que está ao seu redor. No entanto, ao pensarmos na abordagem de
textos literários em sala de aula, e levando em consideração os conhecimentos e experiências que o
aluno traz do seu cotidiano, acreditamos que tais conhecimentos são fundamentais para a vivência dos
aprendizes com o texto literário, e mais especificamente nas aulas de espanhol como língua estrangeira
(ELE) já que podem ser trabalhados sob uma perspectiva intercultural. Deste modo nossa pesquisa tem
como objetivo geral relatar as experiências desenvolvidas com o texto literário sob uma perspectiva
intercultural nas aulas de ELE em uma escola pública de Ensino Médio. E como objetivo específico
buscamos: demonstrar como o TL(Texto Literário) em língua espanhola pôde ajudar os alunos do
ensino médio na aquisição de novos conhecimentos e no desenvolvimento de uma experiência
intercultural a partir do poema El mar es un olvido do poeta espanhol Jorge Guillén. Em relação aos
procedimentos metodológicos classificamos nosso estudo como uma pesquisa ação de cunho
qualitativo. Como embasamento teórico nos aportamos nas considerações de Barthes (1997), Cosson
(2006), Albaladejo (2007), Santos (2007), como também a OCEM/ Orientações Curriculares para o
Ensino Médio (2006). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof Ms: Thales Lamoniêr Guedes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Texto literário |
pt_BR |
dc.subject |
Língua espanhola |
pt_BR |
dc.title |
El mar es un olvido: relato de experiência sobre literatura e interculturalidade nas aulas de espanhol como língua estrangeira |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |