Resumo:
Este trabalho tem como foco de análise, apresentar a vivência teórico – prática
vivenciada durante o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Plena em
Pedagogia, da UEPB, numa Escola Pública do município de Guarabira - PB. O
processo de desenvolvimento do referido Estágio, fundamentou‐se na perspectiva
da Pedagogia crítica e democrática, vivenciado dentro do processo formador de
ensino nas salas de aulas do ensino fundamental I e II e Educação de Jovens e
Adultos - EJA. A experiência possibilitou a coleta de dados através da observação
participativa e estágio nos referidos anos do ensino citados, dados estes que
orientaram o planejamento e a ação da regência, a partir das necessidades e
problemas identificados. Constatou‐se que o Estágio Supervisionado contribui para
superar a dicotomia entre teoria e prática, constitui objeto de reflexão na formação
do educador e valoriza a docência como atividade crítica e reflexiva.
Descrição:
SILVA, J. L. da. O desafio do estágio: o despertar para a prática na sala de aula. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.