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Estamos vivendo uma época marcada por aceleradas transformações nos processos
econômicos, culturais, políticos, e, não poderia ser diferente no sistema educacional
brasileiro. Um aspecto marcante da atualidade têm sido as reflexões a cerca da inclusão das
pessoas com deficiência nos diferentes espaços sociais, entre eles a escola. A inclusão tão
propagada a partir da década de 90 surge em um contexto de mudanças dos panoramas
nacional e mundial, inspiradas na Declaração Universal dos Direitos Humanos que proclamou
o direito a educação a todas as pessoas e na Declaração Mundial sobre Educação Para Todos,
aprovada em Jontien, Tailândia, em 1990. O presente trabalho apresenta um estudo teórico
dos fatos importantes que marcaram a educação das pessoas com deficiência, em especial a
pessoa deficiente auditiva. O objetivo é descrever e analisar as políticas de inclusão e o
processo educacional nas escolas brasileiras, para atender os alunos com deficiência auditiva.
A metodologia da pesquisa é de caráter bibliográfico, no intuito de encontrar subsídios
teóricos que nos possibilitassem uma maior compreensão do assunto. Nos apoiamos na
investigação e análise teórica de cunho inclusivo de autores como, Sassaki (1997), Mantoan
(2006), Melo (2008), dentre outros autores. Esperamos contribuir com os nossos estudos, para
um novo olhar acerca das pessoas com deficiência, em especial o deficiente auditivo,
compreendendo que é possível tratá-los sem preconceitos, procurando enquanto profissionais
da educação, entender as suas dificuldades e viabilizar situações que favoreçam a
aprendizagem dos mesmos |
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