UEPB - Repositório Digital

Contação de histórias na educação infantil: uma experiência no Estágio Supervisionado de docência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Edinete Melo de
dc.date.accessioned 2019-08-26T18:41:53Z
dc.date.available 2019-08-26T18:41:53Z
dc.date.issued 2018-06-19
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20212
dc.description LIMA, E. M. de. Contação de histórias na educação infantil: uma experiência no Estágio Supervisionado de docência. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir de nossa experiência em estágio docente na Educação Infantil, o uso do texto literário como prática de estímulo à leitura, por crianças que frequentam a creche, a fim de se observar a importância desta prática, em ambiente escolar, desde mais tenra idade. Para o desenvolvimento desta prática no referido Estágio, fez-se necessário a elaboração e vivência de umProjeto de Atuação e Intervenção Docente- PAID, que tinha como objetivo, dentre outros, a exploração dos contos de fadas, junto às crianças de uma turma denominada de Maternal I, da creche Municipal Ana Paula, localizada na Rua Severino Rodrigues de Albuquerque, bairro Estação Velha na cidade de Campina Grande – PB. O PAID foi desenvolvido durante os meses de abril e maio de 2017. O estudo caracteriza-se por pesquisa é de caráter qualitativa. Os sujeitos envolvidos se encontravam na faixa etária entre 02 e 03 anos. A instituição campo de estágio estálocalizadaem zona periférica da cidade e a comunidade é marcada pela presença de famílias carentes e com indícios de criminalidade recorrente. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL 1998), foi uma das principais fontes utilizadas para essa pesquisa,bem como estudos realizados por Bettelheim(2008), Cademartori(2006) e Pimenta(1995).Por fim, concluímos que se faz necessário empenhode práticas pedagógicas, desde a Educação Infantil, para a otimização de espaços para contação de histórias, as quais favorecem, à criança, o encanto e o gosto pela leitura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Estágio docente pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.title Contação de histórias na educação infantil: uma experiência no Estágio Supervisionado de docência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta