Resumo:
O presente trabalho, intitulado A Moralidade como Destino e a Finalidade da Educação em Immanuel Kant, se propõe discutir a problemática da educação como meio que conduz o sujeito ao alcance do seu destino. Aqui partimos de um estudo bibliográfico presente na obra Sobre a Pedagogia, além de apoiar-nos na Crítica da Razão Pura e Crítica da Razão Prática, tendo como fomento o ideário de uma educação prática ou moral com o objetivo de estabelecer um projeto de educação que conduza o homem ao dever por dever. Logo, acreditamos que a educação moral é aquela que perpassa pela vontade, pelo dever, pela lei moral, a fim de alcançar o princípio supremo da moralidade. A proposta de uma revolução no campo da Ética é o que nos conduz na possibilidade de afirmar a existência de uma revolução do processo educacional por meio da configuração ideária de permissionamento, a qual dá ao sujeito a condição para agir conforme os ditames da razão legisladora. A educação é o meio, o instrumento necessário para conduzir o sujeito ao seu destino. Portanto, a educação para a moralidade tem como fundamento único a necessidade de projetar no sujeito uma educação que o conduza a dirigir a sua ação por dever. Logo, a educação para a moralidade com vistas a um futuro melhor é aquela que se dirige à formação do homem, do ser racional, capaz de guiar o seu agir e alcançar a sua destinação.
Descrição:
SILVA, R. B. G. da. A moralidade como destino e a finalidade da educação em Immanuel Kant. 2019. 47f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.