dc.contributor.author |
Silva, Rafael Bruno Gomes da |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-26T22:29:54Z |
|
dc.date.available |
2019-08-26T22:29:54Z |
|
dc.date.issued |
2018-04-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD 401.41 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20225 |
|
dc.description |
SILVA, R. B. G. da. A moralidade como destino e a finalidade da educação em Immanuel Kant. 2019. 47f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho, intitulado A Moralidade como Destino e a Finalidade da Educação em Immanuel Kant, se propõe discutir a problemática da educação como meio que conduz o sujeito ao alcance do seu destino. Aqui partimos de um estudo bibliográfico presente na obra Sobre a Pedagogia, além de apoiar-nos na Crítica da Razão Pura e Crítica da Razão Prática, tendo como fomento o ideário de uma educação prática ou moral com o objetivo de estabelecer um projeto de educação que conduza o homem ao dever por dever. Logo, acreditamos que a educação moral é aquela que perpassa pela vontade, pelo dever, pela lei moral, a fim de alcançar o princípio supremo da moralidade. A proposta de uma revolução no campo da Ética é o que nos conduz na possibilidade de afirmar a existência de uma revolução do processo educacional por meio da configuração ideária de permissionamento, a qual dá ao sujeito a condição para agir conforme os ditames da razão legisladora. A educação é o meio, o instrumento necessário para conduzir o sujeito ao seu destino. Portanto, a educação para a moralidade tem como fundamento único a necessidade de projetar no sujeito uma educação que o conduza a dirigir a sua ação por dever. Logo, a educação para a moralidade com vistas a um futuro melhor é aquela que se dirige à formação do homem, do ser racional, capaz de guiar o seu agir e alcançar a sua destinação. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Reginaldo Oliveira Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Kant |
pt_BR |
dc.subject |
Educação prática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação moral |
pt_BR |
dc.title |
A moralidade como destino e a finalidade da educação em Immanuel Kant |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |