dc.description.abstract |
Desde os lápis até o quadro negro, os materiais didáticos ajudam o professor a desenvolver o
seu trabalho em sala de aula. Sendo assim, dentro da proposta dos cursos de extensão, que são
ofertados pelas universidades, a utilização de materiais didáticos (MD) vai desde os livros que
são adquiridos nas editoras, até os materiais que são desenvolvidos e adaptados pelas equipes
que coordenam os projetos. Diante disto, destacamos o contexto de um projeto de extensão
da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que visa ensinar a língua Inglesa para os alunos
da graduação do curso de Letras Inglês. O objetivo geral deste trabalho é analisar de que
forma os ajustes realizados pela professora aplicadora (PA) ao utilizar o MD A2 podem
influenciar na formação inicial da mesma. Neste viés, os objetivos específicos desta pesquisa
são: (i) investigar como as discussões teóricas, promovidas para a construção do MD na
perspectiva do TBLT, influenciaram nos ajustes propostos pela PA; (ii) identificar e avaliar os
possíveis ajustes realizados pela PA durante a aplicação do material a partir de suas reflexões.
Nossa pesquisa é qualificada como pesquisa-ação que trata de um ciclo, onde se observa,
planeja e aplicam-se novas ações para com o objeto de análise. Neste trabalho, os
participantes são advindos de dois períodos da graduação do curso de Letras Inglês, que em
sua maioria não tinham um nível mínimo de uso da língua estrangeira. Para a análise dos
dados, focamos em duas aulas, a primeira e a última, do primeiro mês do de aulas do projeto.
Os teóricos que compõe nossa pesquisa são: Fiscarelli (2007), que discute sobre o trabalho
docente e as práticas discursivas construídas pelos professores sobre os objetos de ensino;
Figueredo (2009) que aponta recortes de uma pesquisa, cujo intuito é produzir materiais
didáticos em LI, mostrando como é possível a produção destes; Tardif (2002), que apresenta
como os saberes docentes influenciam na formação profissional, e indica de que maneira
ocorre esta influência; Pimenta e Lima (2004) e Schon (1992) que apresentam a perspectiva
da formação crítica do professor e sobre sua prática docente (inicial ou continuada). Como
resultados, podemos afirmar que o processo de adaptação do MD A2 para o curso de extensão
PADLI, permitiu a construção reflexiva da formação docente da PA, até mesmo dentro das
modificações que não atingiram os resultados esperados, pois o processo de formação docente
foi entendido pela autora deste trabalho como a constante busca pelo aperfeiçoamento, uma
vez que não existe uma fórmula para ministrar aula. |
pt_BR |