UEPB - Repositório Digital

A indisciplina na sala de aula: vivências durante o estágio supervisionado em uma escola pública em Campina Grande (PB)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Andressa dos Santos André
dc.date.accessioned 2019-08-27T11:56:55Z
dc.date.available 2019-08-27T11:56:55Z
dc.date.issued 2019-06-19
dc.identifier.other CDD 372.65
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20229
dc.description LIMA, A. dos S. A. A indisciplina na sala de aula: vivências durante o estágio supervisionado em uma escola pública em Campina Grande (PB). 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta como tema a indisciplina em aulas de Língua Inglesa em uma escola pública durante o período de estágio. O objetivo geral é investigar quais fatores podem contribuir para a indisciplina nestas aulas. A metodologia utilizada na pesquisa é o estudo de caso. Para a elaboração do artigo foram analisadas as aulas, que ocorreram em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, em uma escola pública na cidade de Campina Grande- PB. Consideramos o aporte teórico referente à questão comportamental do indivíduo e a indisciplina, através de Cunha (2016), Fernandes (2014), Ferreira (2007), Mizukami (1986), Rodrigues (2019) e Ur (1996). Verificou-se que muitos fatores, como a metodologia utilizada na aula, o gerenciamento da sala de aula, o relacionamento interpessoal entre aluno e professor, a motivação do aluno e o planejamento da aula, quando favorecem a indisciplina na sala de aula, podem ser ligados às ações do próprio professor. Através das reflexões, foi confirmado que a falta de experiência agregada a um planejamento incoerente comprometeram as ações do professor em formação inicial, e que portanto, contribuíram para a ocorrência da indisciplina nas aulas analisadas. Por meio deste artigo, foi possível constatar que a elaboração de um bom planejamento pode ser a chave para a diminuição da indisciplina em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me.Thiago Rodrigo de Almeida Cunha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Indisciplina pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title A indisciplina na sala de aula: vivências durante o estágio supervisionado em uma escola pública em Campina Grande (PB) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta