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Este trabalho tem como objetivo discutir as percepções de professores em formação inicial sobre o
ensino-aprendizagem da LI na Educação de Jovens e Adultos (doravante EJA). O mesmo caracterizase como estudo de campo, de caráter exploratório, qualitativo tendo como instrumento de coleta de
dados um questionário, respondido por oito professores em formação inicial que estagiaram na EJA e
se dispuseram a colaborar com a presente pesquisa. Entre os referenciais teóricos utilizados nesta
pesquisa destacamos os documentos oficiais como os PCN´S (Parâmetros Curriculares Nacionais) do
Ensino Médio (BRASIL, 2000), Lei de Diretrizes e Bases (1996), Diretrizes Curriculares para
Funcionamento da Rede Estadual de Ensino da Paraíba (2016); além de teóricos como Freire (2007),
Gadotti (2014), Nogueira (2009), entre outros. Na análise dos dados foi possível verificar que para os
professores (em formação) entrevistados, o ensino de inglês na EJA é importante e necessário, mas
que, devidos às peculiaridades dos alunos, às condições de trabalho e de aprendizagens nem sempre se
chega a um resultado satisfatório. Entretanto, mesmo com essas dificuldades, esses professores em
formação inicial não se mostram desinteressados. Mais do que isso, essas percepções os levam a (re)
pensar sobre o processo de ensino-aprendizagem de LI na EJA, assumindo suas limitações e as
barreiras que são inerentes a todo contexto educacional. Pensar que a educação vale à pena move não
só esses professores entrevistado, mas todos aqueles que não se deixam vencer pelas dificuldades que
enfrentam na profissão. |
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