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Os fios e tramas que tecem os saberes da literatura infantil: ações educativas na biblioteca escolar

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dc.contributor.author Sousa, Raíssa Dantas de
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:31:07Z
dc.date.available 2013-09-20T12:31:07Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 808.068
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2024
dc.description Sousa, R. D. de. Os fios e tramas que tecem os saberes da literatura infantil: ações educativas na biblioteca escolar. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A literatura infantil contribui no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, pois as histórias são repletas de emoções, sentimento e sensações. Ao longo dos anos, a educação preocupou-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade, tendo em vista que, se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual. Dessa forma, acreditamos que a literatura infantil favoreça o processo ensino-aprendizagem, pois trabalha com a informação, como também a instrução. O presente trabalho objetiva mostrar a importância das práticas de leitura e escrita nos anos iniciais, a partir de observações de uma turma do 4º ano de uma escola particular no município de Campina Grande, através do incentivo em ações educativas na biblioteca na escola. A biblioteca se apresenta como um espaço que possa desenvolver competências de leitura, sendo fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessárias ao ato de ler. Como abordagem metodológica nos aportou na pesquisa etnográfica partir da observação participante, onde o observador possui um grau de interação com a situação estudada, em que ele é o instrumento principal na coleta e análise dos dados, enfatizando todo o processo de pesquisa e, não apenas, os resultados finais. Centramo-nos na pesquisa quantitativa, a partir de observações, aplicamos questionários e análise dos dados, no intuito de compreendermos as maneiras pelas quais professores e alunos participantes de pesquisa, visualizam as práticas de leitura e escrita a partir da biblioteca escolar. Os resultados da pesquisa nos permitiram depreender que o IPEN trata a leitura como um dos primórdios para a aprendizagem, pois acredita que o contato da criança com a literatura infantil possibilita um desenvolvimento cognitivo na criança. Deste modo, a leitura e escrita se tornam fundamentais na aprendizagem escolar no ensino fundamental, sobretudo quando motivados a partir do ambiente da biblioteca. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Araújo Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Práticas de leitura pt_BR
dc.subject Biblioteca escolar pt_BR
dc.title Os fios e tramas que tecem os saberes da literatura infantil: ações educativas na biblioteca escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


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