dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência em Orientação Educacional vivenciada em uma instituição pública de Ensino Médio de Campina Grande-PB. Inicialmente houve umembasamento teórico através das discussões em sala de aula na universidade, logo após adentramos no campo de estágio, em um primeiro momento observamos o cotidiano escolar,em seguida realizamos a intervenção pedagógica. O trabalho divide-se em: um breve histórico do surgimento da Orientação Educacional, teorias que fundamentam a ação da Orientação Educacional, relato da experiência em Orientação Educacional. Buscamos também através deste estudo analisar o verdadeiro papel do Orientador Educacional na instituição educacional, verificar a aplicação dos fundamentos teóricos da ação orientadora observada na instituição durante a pesquisa.Utilizamos como referência alguns autores: Grispun, Nérici, Muribeca, Bock, Beck e algumas legislações que regem sobre a Educação brasileira. O Orientador Educacional é tido atualmente como mediador das relações existentes na instituição educacional relacionando as questões sociais e educacionais visando à formação integral do indivíduo para sua inserção de forma consciente e critica no seio da sociedade. No entanto, encontra grandes desafios diante das novas gerações e conflitos presentes dentro do ambiente educacional e do meio social, tendo em vista que a formação do indivíduo é um processo que deve ser pautado em princípios éticos, políticos e sociais, e deve levar em consideração que ele faz parte de um meio social que influencia no seu desenvolvimento, assim o trabalho do Orientador Educacional é bem mais amplo e deve ultrapassar os muros que cercam a instituição educacional. |
pt_BR |