UEPB - Repositório Digital

A ação orientadora educacional: teoria e prática na escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpidío de Almeida

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Maciel, Ivanice Vieira
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:31:51Z
dc.date.available 2013-09-20T12:31:51Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.422
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2026
dc.description Maciel, I. V. A ação orientadora educacional: Teoria e Prática na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpidío de Almeida. 2011. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência em Orientação Educacional vivenciada em uma instituição pública de Ensino Médio de Campina Grande-PB. Inicialmente houve umembasamento teórico através das discussões em sala de aula na universidade, logo após adentramos no campo de estágio, em um primeiro momento observamos o cotidiano escolar,em seguida realizamos a intervenção pedagógica. O trabalho divide-se em: um breve histórico do surgimento da Orientação Educacional, teorias que fundamentam a ação da Orientação Educacional, relato da experiência em Orientação Educacional. Buscamos também através deste estudo analisar o verdadeiro papel do Orientador Educacional na instituição educacional, verificar a aplicação dos fundamentos teóricos da ação orientadora observada na instituição durante a pesquisa.Utilizamos como referência alguns autores: Grispun, Nérici, Muribeca, Bock, Beck e algumas legislações que regem sobre a Educação brasileira. O Orientador Educacional é tido atualmente como mediador das relações existentes na instituição educacional relacionando as questões sociais e educacionais visando à formação integral do indivíduo para sua inserção de forma consciente e critica no seio da sociedade. No entanto, encontra grandes desafios diante das novas gerações e conflitos presentes dentro do ambiente educacional e do meio social, tendo em vista que a formação do indivíduo é um processo que deve ser pautado em princípios éticos, políticos e sociais, e deve levar em consideração que ele faz parte de um meio social que influencia no seu desenvolvimento, assim o trabalho do Orientador Educacional é bem mais amplo e deve ultrapassar os muros que cercam a instituição educacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Antonia de Araújo Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Orientação Educacional pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Orientação Profissional pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A ação orientadora educacional: teoria e prática na escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpidío de Almeida pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta