UEPB - Repositório Digital

Escola e família: como promover esse relação?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Ana Paula Nascimento
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:32:03Z
dc.date.available 2013-09-20T12:32:03Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 306.87
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2028
dc.description Alves, A. N. A. Escola e família: como promover essa relação?. 2011. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Família e escola são duas instituições responsáveis pela educação de crianças e jovens. Para darem conta dessa tarefa precisam estabelecer relação de confiança, respeito e participação ativa na vida da criança e do jovem. É na família que a criança tem seu primeiro contato com o mundo social, no qual adquire conhecimentos que, embora não sejam sistematizados, são transmitidos para outras gerações. Esses conhecimentos chegam à escola, onde são sistematizados. Com o objetivo de analisar as práticas de promoção da relação que se dá entre a escola e famílias de alunos do ensino Fundamental I, numa escola da rede estadual, em Campina Grande-PB, realizamos uma pesquisa qualitativa. Para isso, tomamos como sujeitos, as seis professoras do Fundamental I, gestora e vice, três auxiliares de serviços gerais, três secretárias, um inspetor, um porteiro e uma bibliotecária, 41 pais/responsáveis. Os resultados apresentados mostram que, das ações que a escola tem realizado para estabelecer efetiva relação com as famílias dos alunos, prevalecem reunião de pais e mestres, plantão pedagógico e eventos. Mostram, também, a percepção das famílias em relação às ações da escola no estabelecimento dessa relação. Essa percepção se revela em suas falas quando afirmam que as ações são boas, mas precisam melhorar, ou seja, que as reuniões sejam mais produtivas e que as famílias sejam ouvidas; que nos plantões pedagógicos elas sentem mais abertura para se expressarem; que os eventos se restringem a poucas datas comemorativas. Entendemos ser necessário que família e escola reflitam sobre suas práticas e aprendam, através de um diálogo aberto, a trabalhar as diferenças existentes entre elas, visando sempre o melhor para a criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Teresa Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Família - relações sociais pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Ação Social pt_BR
dc.title Escola e família: como promover esse relação? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta