UEPB - Repositório Digital

Bullying no recreio escolar: atitudes invisíveis, comportamentos silenciados

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Silvia Simone de
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:32:13Z
dc.date.available 2013-09-20T12:32:13Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.58
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2030
dc.description Sousa, S. S. de. Bullying no recreio escolar: atitudes invisíveis, comportamentos silenciados. 2011. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O tema bullying apresenta-se como importante fenômeno a ser compreendido e contextualizado. A relevância desse trabalho se dá na desconstrução de práticas de violências geradoras do fenômeno bullying. A metodologia utilizada para o levantamento dos dados no presente estudo foi a Pesquisa Qualitativa, com o objetivo de analisar as ações de quatro professoras do turno da tarde de uma Escola Municipal de ensino fundamental I, no que diz respeito à prevenção do bullying e da violência no ambiente escolar. O processo de investigação na escola se deu através de observações durante o período de estágio e da participação direta e indireta das situações de ensino-aprendizagem. Foi possível constatar com esse estudo, que a violência está mais presente no recreio do que a própria brincadeira. Durante as observações realizadas, percebemos que os conflitos, em sala de aula, com os (as) alunos (as), são “resolvidos no recreio” certamente com atos de violência física ou verbal. Enquanto os (as) alunos (as) não resolvem o que ficou “pendente” não se aquietam, e, também não se intimidam diante de possíveis conseqüências desses atos, a exemplo da convocação dos pais à escola, advertência da coordenação, conselho tutelar, dentre outros. Diante do apresentado, surge a necessidade de planejar e repensar estes espaços, para que se promovam brincadeiras saudáveis e uma convivência amigável por parte dos (as) alunos (as), contribuindo para um desenvolvimento motor e psicomotor das crianças de forma integrada, com liberdade para criar, recriar e assim atuar positivamente nesse espaço. Esperamos contribuir para os estudos desenvolvidos acerca do bullying e, principalmente, para a desconstrução dessa prática no cotidiano escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Glória Maria Leitão de Sousa Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Cotidiano escolar pt_BR
dc.subject Recreio pt_BR
dc.title Bullying no recreio escolar: atitudes invisíveis, comportamentos silenciados pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta