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Educação infantil: o cuidar e o educar sob o olhar dos professores de uma creche pública no município de Esperança/PB

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dc.contributor.author Costa, Vanessa Rodrigues da
dc.date.accessioned 2019-08-28T16:57:13Z
dc.date.available 2019-08-28T16:57:13Z
dc.date.issued 2019-06-18
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20310
dc.description COSTA, V. R da. Educação infantil: o cuidar e o educar sob o olhar dos professores de uma creche pública no município de Esperança/PB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract As creches e pré-escolas são instituições educacionais que priorizam o desenvolvimento sócio-histórico-cognitivo-motor da criança. Ao longo de décadas, foi construída uma imagem equivocada das atribuições desenvolvidas nestas instituições, por parte da sociedade e por profissionais que atuam nesta área, a respeito do cuidar e o educar. Com isso, esse estudo busca conhecer qual a concepção do cuidar e do educar para as pedagogas da Creche Municipal Vovó Betinha em Esperança. Como objetivo geral, busca compreender a concepção dicotômica e pragmática entre o cuidar e o educar na Educação Infantil. Especificamente objetiva-se conhecer a natureza da legislação vigente acerca do cuidar e do educar e identificar a ótica de profissionais pedagogas que atuam em uma creche na cidade de Esperança, sobre as atribuições assistenciais e educacionais na Educação Infantil. Esta investigação é uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e cunho exploratório. Para levantamento de dados foi aplicado um questionário semiestruturado que foi aplicado com professoras atuantes no cuidar e educar na Creche Municipal Vovó Betinha em Esperança-PB. Os dados foram discutidos a partir de um contexto analítico-exploratório. O aporte teórico foi construído com base em Vygotsky, Freire sobre os termos epistemológicos e aprofundado nos documentos oficiais como a BNCC, a LDBEN, RCNEI, entre outros. Constatou-se que, as professoras têm conhecimento de suas atribuições no tocante ao cuidar e educar, acreditam que são termos indissociáveis e que na execução de suas funções enquanto professoras e cuidadoras, desenvolvem nas crianças a higiene e a autonomia. Defendem que nas creches os cuidados e a aprendizagem abrangem fatores sociais, cognitivos, emocionais, afetivos e de autocuidados, se estendendo para a higiene e a alimentação. Portanto, esta investigação promove uma visão mais ampla do trabalho do pedagogo, no que diz respeito ao cuidar e o educar, valorizando a importância da existência de creches, assim como o oferecimento para a população. Para a academia, fica a possibilidade de se estender esta pesquisa, abrangendo a comunidade escolar ou os vínculos afetivos construídos nas interações sociais. Contudo, todos esses fatores podem ser considerados para que a educação em geral, em especial o segmento infantil, construa valores que se integrem e articulem ações docentes significativas no ato de cuidar e de educar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Wanderléia Farias Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Educação infantil: o cuidar e o educar sob o olhar dos professores de uma creche pública no município de Esperança/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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