UEPB - Repositório Digital

A escola na voz da criança: sentidos e significados

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Renata Kelly Brito
dc.date.accessioned 2019-08-28T18:01:03Z
dc.date.available 2019-08-28T18:01:03Z
dc.date.issued 2019-08-21
dc.identifier.other CDD 155.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20312
dc.description NASCIMENTO, R. K. B. A escola na voz da criança: sentidos e significados. 2019. 23p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo analisar os sentidos e significados atribuídos pela criança sobre a sua escola em situações de conversas informais. O mesmo pautou-se na pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com uma criança de 5 anos de idade em um contexto informal de conversas, partindo da seguinte questão: Como a criança significa a sua escola a partir do sentimento de pertencimento a determinados lugares, tempos e espaços? Como suporte teórico, tivemos como base os estudos de Ariès (1986),Corsaro (2002, 2009), Pinto e Sarmento (1997), Pinto (1997), Rousseau (2009), Sarmento (2003), Carvalho e Nunes (2007), Kramer (2015), Abramowicz (2001), Souza (2009), Craidy e Kaercher (2001), dentre outros, bem como alguns documentos oficiais. Diante dos estudos realizados, ressaltamos a importância de se ouvir as crianças, levando-as a participarem mais da vida cotidiana da escola, considerando o que pensam, o que gostam, o que as deixa tristes, dentre outras situações. As questões aqui abordadas são importantes, sobretudo, no sentido de promover o desenvolvimento da criança ao mesmo tempo em que amplia a oportunidade de dar voz a ela, expondo suas ideias e pensamentos.Quanto aos resultados deste estudo, entendemos que as condições da escola em termos de estrutura física, bem como as relações que ali se estabelecem, são determinantes no processo de desenvolvimento infantil em todos os aspectos. Nesse sentido, apontamos, ainda, a importância da escuta a criança sobre a escola, uma vez que ela se constitui sujeito de direitos e produtora de cultura, possuem e constroem saberes. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Cultura infantil pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.title A escola na voz da criança: sentidos e significados pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta