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O presente estudo teve como objetivo analisar os sentidos e significados atribuídos pela criança sobre a sua escola em situações de conversas informais. O mesmo pautou-se na pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com uma criança de 5 anos de idade em um contexto informal de conversas, partindo da seguinte questão: Como a criança significa a sua escola a partir do sentimento de pertencimento a determinados lugares, tempos e espaços? Como suporte teórico, tivemos como base os estudos de Ariès (1986),Corsaro (2002, 2009), Pinto e Sarmento (1997), Pinto (1997), Rousseau (2009), Sarmento (2003), Carvalho e Nunes (2007), Kramer (2015), Abramowicz (2001), Souza (2009), Craidy e Kaercher (2001), dentre outros, bem como alguns documentos oficiais. Diante dos estudos realizados, ressaltamos a importância de se ouvir as crianças, levando-as a participarem mais da vida cotidiana da escola, considerando o que pensam, o que gostam, o que as deixa tristes, dentre outras situações. As questões aqui abordadas são importantes, sobretudo, no sentido de promover o desenvolvimento da criança ao mesmo tempo em que amplia a oportunidade de dar voz a ela, expondo suas ideias e pensamentos.Quanto aos resultados deste estudo, entendemos que as condições da escola em termos de estrutura física, bem como as relações que ali se estabelecem, são determinantes no processo de desenvolvimento infantil em todos os aspectos. Nesse sentido, apontamos, ainda, a importância da escuta a criança sobre a escola, uma vez que ela se constitui sujeito de direitos e produtora de cultura, possuem e constroem saberes. |
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