dc.contributor.author |
Farias, Patrícia Ribeiro de |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-28T23:17:36Z |
|
dc.date.available |
2019-08-28T23:17:36Z |
|
dc.date.issued |
2019-08-16 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.62 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20327 |
|
dc.description |
FARIAS, P; R. de. A escrita no ensino superior - um estudo de caso no curso de Pedagogia/UEPB/Campus I. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo se trata de uma discussão e teve como objetivo principal apresentar como
ocorre o processo de escrita acadêmica dos estudantes ao realizar suas produções textuais ao
longo do curso. Participaram da pesquisa 30 estudantes do primeiro e último semestre do
curso de Pedagogia do turno noturno da Universidade Estadual da Paraíba, respectivamente
do ano de 2019 e de 2014. Para a obtenção dos dados da pesquisa utilizamos um questionário
composto por 17 perguntas – aberta e fechada - que abrangeu tópicos relacionados à leitura e
à produção de variados tipos de textos e, como esta acontecia na Educação Básica e no Ensino
Superior. Optamos pelo método misto - quali-quantitativo - porque acreditamos que esse
método possibilita ampliar a observação e assim garante melhor compreensão dos dados. Tais
dados foram apresentados em gráficos do tipo pizza, pelo fato de possibilitar expressar a
relação de proporcionalidade e, desse modo, obter melhor compreensão acerca dos mesmos.
Os achados do estudo apontam que a maioria dos estudantes participantes da pesquisa do
último semestre do curso de Pedagogia apresentam algum tipo dificuldade ao produzir os
gêneros textuais acadêmicos como resumo, fichamento, resenha e artigo acadêmico, e como
eles chegam do Ensino Médio também têm implicações na aprendizagem acerca dos gêneros
textuais solicitados a produzir no decorrer do curso, inclusive na produção do Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC). Daí se percebe a necessidade de buscar soluções para ajudar os
acadêmicos a desenvolverem os conhecimentos necessários à produção desses gêneros. A
promoção de cursos de extensão ou de oficinas, como também a ampliação da carga-horária
dos componentes curriculares Leitura e Elaboração de Textos e Metodologia Científica talvez
sejam ações significativas que auxiliem os estudantes no tocante as dificuldades que
apresentam e principalmente a adoção de um currículo interdisciplinar pela instituição. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.title |
A escrita no ensino superior - um estudo de caso no curso de Pedagogia/UEPB/Campus I |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |