Resumo:
O presente trabalho investiga o discurso institucional e as relações de poder que o constituem no
contexto institucional do Brasil (2019), observa os procedimentos de controle que se efetivam na
ordem do discurso estabelecida pelo governo federal atual. Isso implica considerar a vontade de
verdade que orienta ações em nível governamental. O que nos motivou analisar o discurso
institucional foi a interdição da peça publicitária vinculada pelo Banco do Brasil que traz uma
diversidade de sujeitos sociais. A problemática dessa pesquisa busca responder quais construções
ideológicas se inserem no discurso institucional que mantém uma nova ordem discursiva,
expressa através da suspensão do comercial. Para tanto, o objetivo do nosso trabalho é refletir
sobre o funcionamento dos procedimentos de controle do discurso e seus efeitos de sentido no
contexto institucional do Brasil atual. O corpus dessa pesquisa constitui-se de uma propaganda
publicada, no site “YouTube”, no canal do Banco do Brasil, no ano de 2019. Metodologicamente,
a pesquisa se caracteriza como descritiva e bibliográfica-documental, pois nos possibilita
descrever o funcionamento do objeto de pesquisa: o discurso e seus mecanismos de controle.
Além disso, fornece procedimentos técnicos por meio das contribuições de diversos autores e no
tratamento dado ao corpus. Utilizamos como ferramentas analíticas as teorias do discurso de
Michel Pêcheux (1995, 2010) e as formulações sobre os mecanismos de controle de Michel
Foucault (1999, 2000). Contamos ainda com as contribuições acerca dos estudos discursivos de
Deleuze (1996), Fernandes (2005) e Gregolin (2007). Verificamos a produção de sentido por
meio dos elementos discursivos que nos fazem perceber a circulação de identidades, assim como
as formações discursivas por onde se materializam os discursos, bem como as relações de poder
exercidas através de uma vontade de verdade que emerge no discurso presidencial brasileiro. Por
esse “dispositivo institucional”, sujeitos e enunciações são interditados por não estarem na nova
ordem do discurso institucional.
Descrição:
LIMA, T. E. S. A ordem do discurso institucional: uma análise dos procedimentos de controle do discurso em propaganda interditada do Banco do Brasil. 2019. 41p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.