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Este artigo apresenta resultados da pesquisa que tem como objetivo geral, analisar os efeitos da Prova Brasil em relação ao ensino-aprendizagem dos alunos do 5º ano em duas escolas municipais do Ensino Fundamental de Queimadas, sendo uma da Zona Rural e outra da Zona Urbana, onde três professoras contribuíram para que a pesquisa fosse realizada. Quanto aos aspectos metodológicos foi realizado inicialmente, um estudo teórico sobre a função diagnóstica da avaliação aplicada pela “Prova Brasil” enquanto instrumento de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que é realizado de dois em dois anos por amostragem de alunos. O sistema é composto por dois processos, a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). Escolheram-se para este estudo alguns sujeitos que participaram tanto, da formação docente, sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), quanto que esses mesmos sujeitos são professores que ministram aulas, nas turmas do 5º ano, cujas turmas aplicaram também, a avaliação do programa Prova Brasil que ocorreu em escolas públicas do município de Queimadas-PB, no ano de 2018. Para tanto, se buscou apoio teórico nos estudos de Abreu (2014), Araujo e Oliveira (2005), Bardin (1977), Brasil (2008 e 2011), Libâneo (1994), Marconi e Lakatos (1986), Marcuschi (2000), Morais, Leal e Albuquerque (2009), Zabala e Arnau (2010), entre outros. Após a análise dos resultados constataram-se efeitos positivos da Prova Brasil nas escolas pesquisadas. Tais efeitos foram demonstrados pela conscientização da importância da formação continuada do professor pelo PNAIC e sua influência para o sistema de avaliação externa nas escolas, como uma realização de ações que buscam a qualidade do ensino-aprendizagem, na prática docente e na melhoria do desempenho de seus alunos. |
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