UEPB - Repositório Digital

Prova Brasil de Língua Portuguesa e sua infuência no processo de leitura e escrita para os alunos do 5º ano: o que dizem os professores pesquisados do município de Queimadas-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Iara Maria da
dc.date.accessioned 2019-08-29T23:24:55Z
dc.date.available 2019-08-29T23:24:55Z
dc.date.issued 2019-08-21
dc.identifier.other CDD 372.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20346
dc.description SILVA, I. M. da. Prova Brasil de Língua Portuguesa e sua influência no processo de leitura e escrita para os alunos do 5º ano: o que dizem os professores pesquisados do município de Queimadas-PB. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta resultados da pesquisa que tem como objetivo geral, analisar os efeitos da Prova Brasil em relação ao ensino-aprendizagem dos alunos do 5º ano em duas escolas municipais do Ensino Fundamental de Queimadas, sendo uma da Zona Rural e outra da Zona Urbana, onde três professoras contribuíram para que a pesquisa fosse realizada. Quanto aos aspectos metodológicos foi realizado inicialmente, um estudo teórico sobre a função diagnóstica da avaliação aplicada pela “Prova Brasil” enquanto instrumento de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que é realizado de dois em dois anos por amostragem de alunos. O sistema é composto por dois processos, a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). Escolheram-se para este estudo alguns sujeitos que participaram tanto, da formação docente, sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), quanto que esses mesmos sujeitos são professores que ministram aulas, nas turmas do 5º ano, cujas turmas aplicaram também, a avaliação do programa Prova Brasil que ocorreu em escolas públicas do município de Queimadas-PB, no ano de 2018. Para tanto, se buscou apoio teórico nos estudos de Abreu (2014), Araujo e Oliveira (2005), Bardin (1977), Brasil (2008 e 2011), Libâneo (1994), Marconi e Lakatos (1986), Marcuschi (2000), Morais, Leal e Albuquerque (2009), Zabala e Arnau (2010), entre outros. Após a análise dos resultados constataram-se efeitos positivos da Prova Brasil nas escolas pesquisadas. Tais efeitos foram demonstrados pela conscientização da importância da formação continuada do professor pelo PNAIC e sua influência para o sistema de avaliação externa nas escolas, como uma realização de ações que buscam a qualidade do ensino-aprendizagem, na prática docente e na melhoria do desempenho de seus alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª Drª Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Prova Brasil pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Desempenho escolar pt_BR
dc.title Prova Brasil de Língua Portuguesa e sua infuência no processo de leitura e escrita para os alunos do 5º ano: o que dizem os professores pesquisados do município de Queimadas-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta