dc.description.abstract |
Este estudo teve por finalidade realizar uma análise sobre o tema sala de aula interativa e as tecnologias digitais a partir do que os estudantes concluintes do curso de Pedagogia entendem por sala de aula interativa e tecnologias digitais. Neste sentido, buscou-se a participação dos graduandos do último período de 2018.2 dos turnos da manhã e da noite do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, durante o mês de setembro de 2018, para saber o que os estudantes entendem por sala de aula interativa e inserção das tecnologias digitais, buscando assim, uma reflexão para a atuação do docente e discente no curso de Pedagogia. Enfatizando-se a relevância do uso potencializador das tecnologias digitais em sala de aula, na promoção de uma sala de aula contextualizada com a atual realidade tecnológica mostrando as possibilidades e desafios digitais, que podem abrir um leque de opções para que as salas de aula efetivamente sejam interativas e produtivas. Para a sustentação teórica deste estudo, utilizou-se-se os trabalhos de Marcos Silva (2001), Kenski (2007), Tajra (2010), Stahl (1997), Marc Prensky (2001) e Freire (2010). Para tanto, sob uma ótica qualitativa e exploratória, aplicou-se um questionário no turno da manhã com quatorze graduandos e dezesseis do turno da noite para adensar a pesquisa em torno do objetivo. Sendo assim, percebe-se que é preciso que a educação se adeque a sociedade contemporânea, que vive constantes transformações principalmente no que se refere a tecnologias, exigindo constantemente que as pessoas acompanhem seu ritmo. Conclui-se que, segundo os respondentes do estudo,que o curso de pedagogia da UEPB já apresenta possibilidades de uma sala de aula interativa e aulas com inserção das TIDCs, necessitando ser maior ainda este adensamento nas práticas diárias, o que de acordo com os mesmos é de grande relevância socioprofissional na sociedade atual. |
pt_BR |