UEPB - Repositório Digital

Afetividade na educação infantil: perspectivas e práticas docentes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Kátia Priscila Oliveira
dc.date.accessioned 2019-08-29T23:31:30Z
dc.date.available 2019-08-29T23:31:30Z
dc.date.issued 2019-06-18
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20349
dc.description BRITO, K. P. O. Afetividade na educação infantil: perspectivas e práticas docentes. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A afetividade é fundamental na constituição do sujeito. Considerando a criança na sua condição concreta, decorrente da sua materialidade e a infância como experiência repleta de caminhos para o aprimoramento da condição humana por meio da relação entre o sujeito e os seus processos de vida e de educação, a afetividade presente no contexto da Educação Infantil é tema que merece destaque. O presente artigo tem como objetivo principal discutir a importância da afetividade na Educação Infantil. Para alcançar tal objetivo, realizamos um Estudo de Caso, com abordagem quanti-qualitativa com a participação de dez professoras de turmas do Maternal I e Maternal II de uma Creche na cidade de Queimadas- PB. Através de um Questionário semi-estruturado foram analisadas e discutidas as respostas das educadoras, com base nas propostas teóricas de Wallon (1975), Ariès (1981), Vigotski (1998), Sarmento (2008) entre outros. Os principais resultados revelaram que os laços afetivos são muito importantes para a construção da aprendizagem, pois para as professoras é de grande importância a afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem, uma vez que a aprendizagem acontece de forma mais prazerosa. Elas também buscam inserir em suas práticas pedagógicas atividades de cunho afetivo e tentam manter um bom relacionamento com as crianças. Portanto, conclui-se que a escola/professor deve considerar a afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem para proporcionar o desenvolvimento integral da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª. Drª Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Afetividade na educação infantil: perspectivas e práticas docentes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta