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Gênero, sexualidade e educação: caminhos e descaminhos

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dc.contributor.author Silva, Meres Cristina do Nascimento
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:33:03Z
dc.date.available 2013-09-20T12:33:03Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 372.372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2035
dc.description Silva, M. C. do N. Gênero, sexualidade e educação: caminhos e descaminhos. 2012. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O tema gênero e sexualidade sempre foi objeto gerador de polêmicas em nossa tradição educacional. O contexto atual expressa abertamente a necessidade da inclusão da orientação sexual na escola, de modo que esta seja abordada de forma esclarecedora para que possa dirimir conflitos existentes. Para tanto, necessitamos de profissionais capacitados para atuarem nesse campo tão complexo e cheio de questionamentos. O presente trabalho surge de uma significativa inquietação, enquanto educadora, e da necessidade de conhecer mais profundamente a temática da orientação sexual proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as questões de gênero na escola, com o intuito de entender qual o pensamento, o conhecimento e a postura dos professores do ensino fundamental diante da temática de gênero, sexualidade e educação. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de abordagem empírica. Utilizou-se, como instrumento de coleta dedados,a observação e um questionário com questões abertas,que foi respondido pelos professores do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Lagoa Seca- PB. Com base nas respostas dos professores às questões propostas e nas observações realizadas, pôde-se evidenciar o distanciamento entre a teoria e a prática, pois as respostas dadas pelos professores são marcadas por contradições entre o que pensam, dizem, e o que fazem na prática escolar. Outro aspecto relevante é a resistência por parte dos professores para responderem ao questionário, alegando não possuírem formação específica para trabalhar as questões de gênero e sexualidade com seus alunos. O trabalho está embasado nos estudos desenvolvidos por Vidal (2008), Louro (2010), Santos (2010), dentre outros pesquisadores. A pesquisa demonstrou que ainda existem muitos tabus e preconceitos a serem quebrados para que seja possível que a escola contribua para formação de sujeitos livres de preconceitos e adeptos a viverem numa sociedade diversificada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Educação Sexual pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN´s pt_BR
dc.title Gênero, sexualidade e educação: caminhos e descaminhos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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