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Neurociências e suas aplicações na educação infantil

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dc.contributor.author Melo, Lílian Luzia Martins de
dc.date.accessioned 2019-08-30T23:00:55Z
dc.date.available 2019-08-30T23:00:55Z
dc.date.issued 2019-06-18
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20369
dc.description MELO, L. L. M. de. Neurociências e suas aplicações na educação infantil. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Na atualidade é crescente a valorização dos conhecimentos das neurociências para a compreensão e aprimoramento do processo de aprendizagem, tendo em vista que os estudos científicos estão revelando como o funcionamento do cérebro humano no modo como as pessoas recebem, armazenam e percebem os estímulos e interações que circundam os ambientes vivenciados. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a partir das neurociências o papel do cérebro no processo de aprendizagem, destacando algumas aplicações das neurociências na Educação Infantil. Diante dos estudos bibliográficos fica cada vez mais em evidência a importância de se conhecer de forma aprofundada sobre a estrutura e o funcionamento do cérebro. Para isso, torna-se imprescindível a ocorrência do diálogo entre a Neurociência e a Pedagogia, focando em questões relativas que englobem a criança como um todo. Entender mais sobre as crianças passou a ser um desafio cada vez maior nos últimos tempos. Em virtude disso, mostrou a importância de se conhecer mais sobre a Neurociência e como ela pode contribuir no processo de conhecimento do ser humano, entendendo a complexidade do nosso cérebro e as influências na aprendizagem. Defende-se que a prática pedagógica baseada nas neurociências contribui de forma significativa para o desenvolvimento de crianças na Educação Infantil. O mesmo surgiu a partir de pesquisas realizadas baseadas em obras literárias de diversos autores, utilizando a bibliografia como fonte e recurso primário para construção, como base teórica: Carvalho (2011), Luria (1981), Lent (2001), Joenk (2002), Oliveira (2009), Freire (1996), Ferreira; Chanini (2018), entre outros. Nesse sentido, afirmamos, com base nas pesquisas realizadas, a importância de se entender mais sobre o funcionamento do nosso cérebro em virtude das contribuições que esses conhecimentos podem proporcionar para a vida do ser humano no processo de aprendizagem, visto que o cérebro é, além do social, um dos principais meio de entender o ser humano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª Drª Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Neurociência pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Neurociências e suas aplicações na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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