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Das histórias em quadrinhos à sala de aula nos anos iniciais: refletindo o bullying e os direitos humanos

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dc.contributor.author Guedes, Luíza Thuane Nóbrega
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:33:08Z
dc.date.available 2013-09-20T12:33:08Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2036
dc.description Guedes, L. T. N. Das histórias em quadrinhos à sala de aula nos anos iniciais: refletindo o bullying e os direitos humanos. 2012. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa traz uma análise a respeito do fenômeno social bullying decorrente de práticas de violência nas relações interpessoais e sociais, ressaltando paralelamente seu grande contraponto, os direitos humanos, como alternativa para a desconstrução de valores de inferioridade e de desigualdade, bem como atos de discriminação quanto à forma de ser e viver do outro, além de atitudes de violência entre os sujeitos. Como objetivo de estudo buscamos analisar, a partir de oficinas pedagógicas com tirinhas de HQs da turma da Mônica, como os alunos/as dos anos iniciais percebem o bullying nelas contido e como estas se relacionam com os direitos humanos. Como referencial teórico, trabalhamos os estudos de Almeida e Bracht (2006) numa leitura sobre Bauman (1999); Oliveira (2008) baseada nas ideias de Boaventura; e Silva (2010). Nossa abordagem metodológica se refere à pesquisa qualitativa de cunho observativo – participativa com o uso de questionário e oficina pedagógica realizada em uma escola pública com alunos do 5º ano do ensino fundamental I. Observamos a partir da pesquisa realizada neste trabalho, que o bullying é um fenômeno social que se converte numa problemática presente nas relações estabelecidas no interior das escolas, sendo manifestada no comportamento dos sujeitos que ali se encontram. Dessa maneira, a educação, bem como os educadores, necessitam compreender cada vez mais o bullying objetivando promover um processo educativo de desconstrução de relações pautadas no desrespeito para, assim, fortalecer a construção de relações saudáveis, baseadas na alteridade e respeito às diferenças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicologia Educacional pt_BR
dc.subject Violência Escolar pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Direitos Humanos pt_BR
dc.title Das histórias em quadrinhos à sala de aula nos anos iniciais: refletindo o bullying e os direitos humanos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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