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Sabe-se que, em determinadas instituições que assistem à Educação Infantil, o brincar, não é
compreendido como elemento intrínseco do desenvolvimento da criança. Diante disso, o
presente artigo tem por finalidade considerar a atividade lúdica na pré-escola, como ação
pedagógica, no acompanhamento ao desenvolvimento da criança, visto que o brincar contribui
para a prática avaliativa docente no que concerne à educação infantil. Para tanto, foi
necessário o aporte teórico de autores, tais como: Angotti (2006); Dornelles (2001; 2005);
Galvão (1995); Hoffmann (1996); Kishimoto (2007; 2010); Machado (2002); Melo, Brandão
e Mota (2009); Nóbrega, Assis, Almeida, Vasconcelos e Silva (2009); Oliveira (2002); Souza
(2007), e Vasconcellos (2003), dentre outros. Este estudo configura-se numa pesquisa-ação de
caráter qualitativo. Para sua efetivação, a priori, foram realizadas observações e entrevistas,
sendo estas registradas em diário de campo, para a elaboração do Projeto de Atuação e
Investigação Docente – PAID. O Projeto foi desenvolvido numa Instituição de Educação
Infantil, Creche e Pré-Escola, localizada no município de Campina Grande – PB, durante os
meses de abril e maio de 2011, numa turma da Pré-Escola, junto a crianças na faixa etária de
4 a 5 anos, durante o período de realização do estágio supervisionado. Considerando a
relevância do brincar na formação da personalidade da criança, verifica-se o valor do olhar
docente para as atividades lúdicas realizadas pela criança dentro e fora da sala, sendo um
instrumento avaliativo tanto no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança,
quanto da efetivação das práticas pedagógicas. A finalidade, portanto, é (re) orientar a ação
docente para perceber as vivências e expressões da criança, agindo isoladamente ou em grupo,
com base em Melo (2009, p.130). |
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