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O acompanhamento ao desenvolvimento infantil a partir de experiências lúdicas

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dc.contributor.author Cunha, Francilândia Gláucia Guimarães de Lima
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:33:23Z
dc.date.available 2013-09-20T12:33:23Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2039
dc.description Cunha, F. G. G. de L. O acompanhamento ao desenvolvimento infantil a partir de experiências lúdicas. 2012. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Sabe-se que, em determinadas instituições que assistem à Educação Infantil, o brincar, não é compreendido como elemento intrínseco do desenvolvimento da criança. Diante disso, o presente artigo tem por finalidade considerar a atividade lúdica na pré-escola, como ação pedagógica, no acompanhamento ao desenvolvimento da criança, visto que o brincar contribui para a prática avaliativa docente no que concerne à educação infantil. Para tanto, foi necessário o aporte teórico de autores, tais como: Angotti (2006); Dornelles (2001; 2005); Galvão (1995); Hoffmann (1996); Kishimoto (2007; 2010); Machado (2002); Melo, Brandão e Mota (2009); Nóbrega, Assis, Almeida, Vasconcelos e Silva (2009); Oliveira (2002); Souza (2007), e Vasconcellos (2003), dentre outros. Este estudo configura-se numa pesquisa-ação de caráter qualitativo. Para sua efetivação, a priori, foram realizadas observações e entrevistas, sendo estas registradas em diário de campo, para a elaboração do Projeto de Atuação e Investigação Docente – PAID. O Projeto foi desenvolvido numa Instituição de Educação Infantil, Creche e Pré-Escola, localizada no município de Campina Grande – PB, durante os meses de abril e maio de 2011, numa turma da Pré-Escola, junto a crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, durante o período de realização do estágio supervisionado. Considerando a relevância do brincar na formação da personalidade da criança, verifica-se o valor do olhar docente para as atividades lúdicas realizadas pela criança dentro e fora da sala, sendo um instrumento avaliativo tanto no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, quanto da efetivação das práticas pedagógicas. A finalidade, portanto, é (re) orientar a ação docente para perceber as vivências e expressões da criança, agindo isoladamente ou em grupo, com base em Melo (2009, p.130). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.title O acompanhamento ao desenvolvimento infantil a partir de experiências lúdicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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