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O lúdico na aprendizagem escolar

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dc.contributor.author Silva, Joelson Honorato dos Santos
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:33:30Z
dc.date.available 2013-09-20T12:33:30Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2040
dc.description Silva, J. H. dos S. O lúdico na aprendizagem escolar. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo é fruto de uma pesquisa de campo, realizada no primeiro semestre de 2012. O tema da investigação foi o lúdico na aprendizagem escolar. Estudos anteriores mostram a possibilidade de se adotar o lúdico na escola como suporte no processo de aprendizagem, para o desenvolvimento das potencialidades afetiva, criativa, cognitiva e social da criança, e como elemento básico para um crescimento equilibrado e consciente. A crença nessa possibilidade e a curiosidade por saber como isso acontece no cotidiano escolar, passaram a definir-se como problema de pesquisa, enunciado da seguinte forma: como a ludicidade é incorporada no cotidiano da sala de aula nos anos iniciais de uma escola pública? Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar formas dessa incorporação. O campo da pesquisa foi uma sala de aula multisseriada de uma escola da rede pública municipal, localizada no município de Matinhas – PB. Os sujeitos investigados foram a professora e os estudantes desta sala, e a coleta de dados teve como instrumentos entrevistas semiestruturadas e registros de observação, em Diário de Campo. O referencial teórico tem como base estudiosos como Ariès (1981), Aranha (2006), Cordazzo e Vieira (2007), Oliveira (2010), Kishimoto (2010), assim como as ideias de teóricos consagrados como Comenius, Rousseau, Froebel, Piaget, Vygotsky. A análise dos dados coletados nos levou a considerar que, na sala de aula observada, não há a incorporação do lúdico, seja em relação às atividades com objetivos de aprendizagem de conteúdos cognitivos, procedimentais ou atitudinais, seja em relação ao desenvolvimento das crianças, em sua totalidade. No entanto, reiteramos que o jogo e a brincadeira são necessidade e direito da criança. Faz-se necessário, portanto, que os educadores repensem os modelos teóricos e sua práxis em sala de aula, incorporando o lúdico como estratégia de ensino, objetivando uma aprendizagem realmente significativa para a criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Teresa Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Sala de Aula pt_BR
dc.title O lúdico na aprendizagem escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


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