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Os povos indígenas e negros na coleção aprender juntos: discutindo o livro didático de História

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dc.contributor.author Morais, Luana Micaelhy da Silva
dc.date.accessioned 2019-09-02T23:12:32Z
dc.date.available 2019-09-02T23:12:32Z
dc.date.issued 2019-06-06
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20414
dc.description MORAIS, L. M. da S. Os povos indígenas e negros na coleção aprender juntos: discutindo o livro didático de História. 2019. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Mesmo com a lei 11.645/2008 estabelecendo a obrigatoriedade das escolas brasileiras, tanto públicas quanto privadas, trabalharem aspectos da história e cultura dos povos indígenas e negros (afrodescendentes) nesses âmbitos, alguns livros didáticos apresentam significativas lacunas sobre estas temáticas. Esta pesquisa buscou estudar a temática indígena e negra presente no livro didático de história da coleção Aprender Juntos dos anos iniciais (2º ao 5º) do Ensino Fundamental, adotados pela rede pública de ensino da cidade de Campina Grande-PB. Tivemos como objetivo geral: Averiguar e analisar qual conteúdo da história e cultura do povo indígena e negro está representado nos livros didáticos de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizados nas escolas da rede municipal. E como objetivos específicos: Identificar os conteúdos das culturas indígena e negra que estão apresentados nos livros didáticos; Avaliar qual a relação entre os povos indígenas e o povo negro representada nos livros didáticos. O aporte teórico para fundamentar a pesquisa partiu da leitura de documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, o PCN de Pluralidade Cultural, O Estatuto da Igualdade Racial e autores que discorrem sobre a temática como Albuquerque e Fraga Filho (2006), Borges, Medeiros e D´Adesky (2009), Chiavenato (2012), Mundukuru (2012) dentre outros. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e quantitativa, tratando-se de uma pesquisa documental. Ao concluir o presente trabalho é possível enfatizar a necessidade de que o livro didático seja reelaborado de maneira que a história, a cultura indígena, africana e afro-brasileira sejam contempladas de modo que permita ao aluno uma compreensão de sua realidade promovendo um olhar reflexivo sobre as referidas temáticas. Sabemos que a Lei 10.639/03 acrescentou a temática afro-brasileira no ano de 2003 e cinco anos depois a Lei 11.645/08 acrescentou a temática indígena no currículo escolar. Em 2018 esta alteração da Lei completou 10 anos, porém, os avanços ainda são mínimos. Faz-se necessário intensificar os estudos e a formação inicial e continuada dos educadores para que tenham consciência da importância das temáticas aqui apresentadas e que possam trabalhar o conteúdo de modo que os educandos reflitam sobre a importância das histórias e culturas que fazem parte de nossa sociedade, respeitando e dando o devido valor a quem tanto influenciou na construção da história e cultura brasileira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof.ª. Drª. Margareth Maria de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Povo indígena pt_BR
dc.subject Negro pt_BR
dc.subject Afrodescedente pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Os povos indígenas e negros na coleção aprender juntos: discutindo o livro didático de História pt_BR
dc.type Other pt_BR


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