Resumo:
O avanço da tecnologia e a globalização levaram o homem a modificar sua relação com o meio ambiente, a relação tranquila e harmoniosa foi dando lugar uma conturbada e conflitante, sem preocupação com as possíveis consequências das suas ações. Foi então que se iniciou a busca por alternativas que resolvesse esses problemas, e uma delas é a conscientização. Deste modo, a introdução da Educação Ambiental no ambiente escolar, é uma maneira de possibilitar ao educando uma reflexão crítica da realidade a qual pertence, não só em nível local, mas também, global. Destarte, este artigo teve como objetivo analisar a influência da escola para a formação da consciência ambiental do aluno. Para atingir o objetivo foi realizado um levantamento com 63 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental em uma escola privada (Centro de Ensino – CE) e uma pública (Escola Municipal de Ensino Fundamental – Jardirene Oliveira de Souza). A pesquisa foi considerada descritiva de caráter exploratório e foi empregada uma abordagem quantitativa. Para a pesquisa de campo levou-se em consideração 48 alunos da Escola Pública e 15 da Escola Privada. O instrumento adotado foi um questionário contendo 10 questões de múltipla escolha. Nos resultados verificou-se que em ambas as escolas, os alunos do 9º Ano foram influenciados pela escola no que tange a consciência ambiental, entretanto, observa-se a necessidade de alinhar atividades teóricas e realidade dos alunos de forma a estimular a adoção de práticas de preservação e cuidado com o meio ambiente.
Descrição:
MOREIRA, J. R. de A. Consciência ambiental: estudo com alunos do 9º ano de duas escolas, sendo uma pública e outra privada, em Aroeira - PB. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]