Resumo:
O presente artigo analisa as práticas do jogo dramático como recurso pedagógico
adaptado nos contos de fadas. Durante a infância a criança se apropria de maneira
gradativa do mundo, neste período, ela não só está aprendendo os signos e
significados que seu olhar interpreta, mas também se torna um aprendiz das regras e
dos valores incutidos pela sociedade que pertence. Desta maneira, é relevante
salientar, que este também é um período caracterizado pelo brincar, e são nas
brincadeiras de faz-de-conta também denominada de jogo dramático que a criança
tem a oportunidade de formar sua identidade, iniciando uma compreensão de si e do
universo cultural que está inserida. Este trabalho relata um levantamento bibliográfico
no que se refere à criança e a brincadeira, bem como a importância do jogo no
desenvolvimento da criança ao e inserido nesta perspectiva encontramos o jogo
dramático como um recurso eficaz no processo de aprendizagem de crianças no
espaço da Educação Infantil. Como fonte para nosso levantamento utilizamos os mais
variados autores tanto aqueles que contribuíram na introdução desse tema, como por
exemplo Vigotski (2009) e Peter Slade (1997) quanto aqueles que tem dedicado suas
pesquisas e ações recentemente neste sentido como Tizuko Morchida Kishimoto
(2011) e Heloise Baurich Vidor (2010). Concluímos nossa análise discutindo a
importância do conhecimento docente a respeito do jogo dramático e quanto este
contribui para a educação das crianças, identificando assim quais valores sociais
estas expressam durante este jogo, constatando a importância do mesmo na
assimilação dos contos de fadas que são adaptados nos jogos.
Descrição:
FIRMINO, R. D. de M. A. O jogo dramático como recurso pedagógico adaptado dos contos de fadas. 2018. 39f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.