UEPB - Repositório Digital

O jogo dramático como recurso pedagógico adaptado dos contos de fadas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Firmino, Rívia Diana de Melo Alves
dc.date.accessioned 2019-09-03T16:27:59Z
dc.date.available 2019-09-03T16:27:59Z
dc.date.issued 2017-12-22
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20435
dc.description FIRMINO, R. D. de M. A. O jogo dramático como recurso pedagógico adaptado dos contos de fadas. 2018. 39f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo analisa as práticas do jogo dramático como recurso pedagógico adaptado nos contos de fadas. Durante a infância a criança se apropria de maneira gradativa do mundo, neste período, ela não só está aprendendo os signos e significados que seu olhar interpreta, mas também se torna um aprendiz das regras e dos valores incutidos pela sociedade que pertence. Desta maneira, é relevante salientar, que este também é um período caracterizado pelo brincar, e são nas brincadeiras de faz-de-conta também denominada de jogo dramático que a criança tem a oportunidade de formar sua identidade, iniciando uma compreensão de si e do universo cultural que está inserida. Este trabalho relata um levantamento bibliográfico no que se refere à criança e a brincadeira, bem como a importância do jogo no desenvolvimento da criança ao e inserido nesta perspectiva encontramos o jogo dramático como um recurso eficaz no processo de aprendizagem de crianças no espaço da Educação Infantil. Como fonte para nosso levantamento utilizamos os mais variados autores tanto aqueles que contribuíram na introdução desse tema, como por exemplo Vigotski (2009) e Peter Slade (1997) quanto aqueles que tem dedicado suas pesquisas e ações recentemente neste sentido como Tizuko Morchida Kishimoto (2011) e Heloise Baurich Vidor (2010). Concluímos nossa análise discutindo a importância do conhecimento docente a respeito do jogo dramático e quanto este contribui para a educação das crianças, identificando assim quais valores sociais estas expressam durante este jogo, constatando a importância do mesmo na assimilação dos contos de fadas que são adaptados nos jogos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosemary Alves de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogo dramático pt_BR
dc.subject Contos de fada pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title O jogo dramático como recurso pedagógico adaptado dos contos de fadas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta