UEPB - Repositório Digital

Jogos e brincadeiras: uma experiência de motivação, criatividade e aprendizagem nas salas de Educação Infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Renata Luzia da
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:34:02Z
dc.date.available 2013-09-20T12:34:02Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 790.192 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2045
dc.description Silva, R. L. da. Jogos e brincadeiras: uma experiência de motivação, criatividade e aprendizagem nas salas de Educação Infantil. 2011. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo geral analisar os Jogos e as Brincadeiras como espaços de motivação, criatividade e aprendizagem nas salas infantis da Escola Pe. Abdias Leal na Rede Municipal de Alagoa Nova – PB. Os jogos e brincadeiras são recursos e momentos que propiciam às crianças investigação e construção do conhecimento, tanto de si mesmas quanto do ambiente em que estão inseridas. Partindo da importância desses ambientes lúdicos que são as salas infantis, esta pesquisa de abordagem qualitativa buscou identificar o papel do professor como co-ator das brincadeiras junto às crianças no cotidiano da referida escola; interagir com as crianças e propiciar momentos e espaços para que elas utilizem os jogos e brincadeiras como objetivos específicos. O referencial teórico que fundamentou o trabalho, bem como as análises e resultados, foram baseados nos pressupostos teóricos Rousseau (1722-1778), Froebel (1782-1852), Wallon (1879-1962), Piaget (1896- 1980), Vygotsky (1896-1934) entre outros, os quais proporcionaram uma visão geral sobre a Educação Infantil e a importância de uma prática lúdica para o desenvolvimento pessoal, social e cultural da criança pequena. Os dados referentes a esta pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico foram através de um questionário às referidas professoras sobre a temática focalizada, cujo resultado refletiu sobre a importância destes se apropriarem do conhecimento e compreensão das modalidades que os Jogos e Brincadeiras têm seus significados e representações no imaginário da criança em seu dia a dia, contribuindo para uma nova visão das práticas relacionadas com a referida temática, constando de vivências livres, prazerosas, expressivas e criativas entre as crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Lourdes Cirne Diniz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Atividades Recreativas pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Método de Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Jogos e brincadeiras: uma experiência de motivação, criatividade e aprendizagem nas salas de Educação Infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta