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O presente artigo é uma pesquisa bibliográfica que aborda acerca das contribuições feitas pelo
Movimento Negro, ao longo da história, por meio de sua luta e resistência para que o povo
negro pudesse de fato alcançar sua dignidade e direitos como cidadãos brasileiros, sobretudo
no que diz respeito à educação. O objetivo geral é investigar e discutir sobre o Movimento
Negro no Brasil e sua contribuição para a educação do negro. Os objetivos específicos são:
conhecer a história do Movimento Negro no Brasil e avaliar as influências desse Movimento
no âmbito da educação. Durante nossa discussão, dialogamos com as leis referentes à temática
e com autores como Albuquerque e Fraga Filho (2006), Gomes (2013), Domingues (2007),
Silva (2010), dentre outros. Em nosso país o povo negro já experimentou o gosto amargo da
escravidão. Porém, em meio a resistência, conseguiram conquistar e garantir os seus direitos,
embora uma grande jornada ainda precise ser percorrida. O Movimento Negro no âmbito da
educação obteve avanços com a lei 10.639/2003, que trata do ensino de história e cultura
africana e afro-brasileira, podemos ver também a necessidade de maior investimento na
formação inicial e continuada para que ocorram mudanças no cotidiano escolar. Mesmo com
avanços e conquistas ao longo da história, entendemos que muito ainda precisa ser feito. A lei
está fazendo 15 anos e nos desafia a trabalhar de forma que ela seja mais conhecida,
divulgada e discutida, tanto nos cursos de formação docente, na formação inicial, como junto
aos professores que já estão em serviço, na formação continuada, favorecendo que novos
projetos sejam desenvolvidos nas escolas. E para isso, a educação apresenta-se como um
importante veículo para educar de forma antirracista essa nova geração. |
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