Resumo:
Esta pesquisa apresenta a importância da valorização da cultura popular como
elemento de desenvolvimento social. Para tanto, utiliza-se da metodologia da
Educação Patrimonial, exercida no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), para
problematizar o MAPP como lugar de memória, cultura e patrimônio que forma
identidade na perspectiva da educação patrimonial. Os objetivos específicos residem
em: discutir o museu como espaço educativo por intermédio da memória e o
patrimônio; analisar a proposta da educação patrimonial na perspectiva do MAPP;
abordar a trajetória histórica do MAPP e a relevância dessa instituição para a cidade
de Campina Grande. Para tal relação, o estudo se baseia na pesquisa exploratória
bibliográfica, de cunho participante, e é subsidiado por teóricos que tratam das
seguintes temáticas: Cultura (CUCHE, 1999); Memória (HALBWACHS, 1990);
Identidade (HALL, 1997); (NORA, 1993); Patrimônio (PELEGRINI; FUNARI, 2006) e
Educação Patrimonial (HORTA, 1999). Entre outras temáticas, também articulamos
os conceitos de cultura, memória, identidade e patrimônio, e discutimos a relação da
Educação Patrimonial com o Museu. O interesse no tema surgiu a partir de um
estágio em monitoria, promovido pelo núcleo de estudos do curso de Comunicação
Social e a Pró-reitora de Cultura da UEPB. Pôde-se constatar a relevância do MAPP
para a sociedade campinense, como campo de estudo da educação patrimonial,
pois é nesse espaço educativo que a educação patrimonial desenvolve criatividade,
o pensamento crítico, a valorização da cultura e a formação da identidade por meio
dos patrimônios culturais. Percebeu-se, ainda, que o desenvolvimento social é fruto
da ação transformadora que acontece nos indivíduos envolvidos.
Descrição:
FREITAS, J. D. Educação patrimonial no Museu de Arte Popular da Paraíba: memória e identidade no ensino da cultura paraibana. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.